Joinville é destaque em Congresso Internacional de Cidades Lixo Zero, em Brasília

coletivo lixo zero joinville em brasília

Coletivo Joinville Lixo Zero apresenta modelo de gestão compartilhada e seus avanços depois de 10 anos de atuação na cidade e se torna inspiração nacional

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero chega em sua 3° edição como uma experiência única, onde a inovação se encontra com a tradição em um evento transformador. O congresso está sendo realizado em Brasília, no Museu Nacional da República, até o dia 27 de junho. Promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com realização do Desponta Brasil e apoio do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, o evento reúne líderes mundiais para discutir o papel fundamental do engajamento comunitário na construção de cidades sustentáveis.

E Joinville, a cidade que já recebeu duas vezes o prêmio de melhor Semana Lixo Zero do Brasil, e que por meio do Coletivo Joinville Lixo Zero tem realizado uma série de ações gratuitas de educação ambiental e sustentabilidade, é exemplo no maior evento lixo zero do mundo.

“É sempre uma honra poder levar o nome de Joinville e de Santa Catarina para este congresso. Nas minhas participações, vou compartilhar como o Coletivo Joinville Lixo Zero fez para se profissionalizar na última década de atuação e também como mensuramos nosso impacto por meio da comunicação e ativação da imprensa. Já participei das edições anteriores e estar nesses espaços de acordos e compartilhamento de conhecimentos, é a chave para estimular a redução do nosso impacto ambiental, promover uma economia mais sustentável, reduzir disparidades sociais e incentivar a inovação”, conta Arthur Rancatti, diretor executivo do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Para o Instituto Lixo Zero Brasil, o desafio do “lixo” é uma realidade que afeta a todos. Além das questões ambientais e climáticas, a população se depara com problemas sociais, econômicos e de governança, que tornam a situação ainda mais urgente, demandando medidas imediatas.

A abordagem Lixo Zero propõe soluções práticas e representa uma transformação em direção à sustentabilidade das nossas cidades. 

Serão mais de 400 especialistas, gestores, empreendedores e transformadores nacionais e mais de 30 especialistas internacionais. Inspiradas nas aldeias colaborativas, as Ocas representam a união de comunidades em busca do bem comum e o evento será dividido em: Oca pelo Social (Boas Práticas Embaixadores, Comunicação e Influência, Boas Práticas Cidades), Oca pela Economia (Certificação Lixo Zero, Reciclagem e Logística Reversa, Clima), Oca pela Governança (Catadores, Boas Práticas Internacionais, Ciências Lixo Zero) , Oca pelo Acordo Social e Ambiental (palco principal dentro do Museu Nacional).

Serviço:

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero
Brasília, 25, 26 e 27 de junho
Mais informações e inscrições: https://www.cidadeslixozero.com.br/ 

Foto de Taísa Rodrigues

Taísa Rodrigues

Sou jornalista e assessora de comunicação, com foco na construção de marcas vivas. Com trajetória profissional de quase 20 anos na área de comunicação, possuo vasta experiência na área e já atuei em diversas frentes como redação de jornal e TV, rádio, revista, site, redes, empresas e assessorias para os principais festivais e eventos de SC e Brasil.

Deixe seu comentário

Envie sua mensagem

ou envie um email para