Joinville é destaque em Congresso Internacional de Cidades Lixo Zero, em Brasília

coletivo lixo zero joinville em brasília

Coletivo Joinville Lixo Zero apresenta modelo de gestão compartilhada e seus avanços depois de 10 anos de atuação na cidade e se torna inspiração nacional

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero chega em sua 3° edição como uma experiência única, onde a inovação se encontra com a tradição em um evento transformador. O congresso está sendo realizado em Brasília, no Museu Nacional da República, até o dia 27 de junho. Promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com realização do Desponta Brasil e apoio do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, o evento reúne líderes mundiais para discutir o papel fundamental do engajamento comunitário na construção de cidades sustentáveis.

E Joinville, a cidade que já recebeu duas vezes o prêmio de melhor Semana Lixo Zero do Brasil, e que por meio do Coletivo Joinville Lixo Zero tem realizado uma série de ações gratuitas de educação ambiental e sustentabilidade, é exemplo no maior evento lixo zero do mundo.

“É sempre uma honra poder levar o nome de Joinville e de Santa Catarina para este congresso. Nas minhas participações, vou compartilhar como o Coletivo Joinville Lixo Zero fez para se profissionalizar na última década de atuação e também como mensuramos nosso impacto por meio da comunicação e ativação da imprensa. Já participei das edições anteriores e estar nesses espaços de acordos e compartilhamento de conhecimentos, é a chave para estimular a redução do nosso impacto ambiental, promover uma economia mais sustentável, reduzir disparidades sociais e incentivar a inovação”, conta Arthur Rancatti, diretor executivo do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Para o Instituto Lixo Zero Brasil, o desafio do “lixo” é uma realidade que afeta a todos. Além das questões ambientais e climáticas, a população se depara com problemas sociais, econômicos e de governança, que tornam a situação ainda mais urgente, demandando medidas imediatas.

A abordagem Lixo Zero propõe soluções práticas e representa uma transformação em direção à sustentabilidade das nossas cidades. 

Serão mais de 400 especialistas, gestores, empreendedores e transformadores nacionais e mais de 30 especialistas internacionais. Inspiradas nas aldeias colaborativas, as Ocas representam a união de comunidades em busca do bem comum e o evento será dividido em: Oca pelo Social (Boas Práticas Embaixadores, Comunicação e Influência, Boas Práticas Cidades), Oca pela Economia (Certificação Lixo Zero, Reciclagem e Logística Reversa, Clima), Oca pela Governança (Catadores, Boas Práticas Internacionais, Ciências Lixo Zero) , Oca pelo Acordo Social e Ambiental (palco principal dentro do Museu Nacional).

Serviço:

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero
Brasília, 25, 26 e 27 de junho
Mais informações e inscrições: https://www.cidadeslixozero.com.br/ 

Picture of Taísa Rodrigues

Taísa Rodrigues

Sou jornalista e assessora de comunicação, com foco na construção de marcas vivas. Com trajetória profissional de quase 20 anos na área de comunicação, possuo vasta experiência na área e já atuei em diversas frentes como redação de jornal e TV, rádio, revista, site, redes, empresas e assessorias para os principais festivais e eventos de SC e Brasil.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.