Entrevista Sala VIP com Karyne Lira Correia


(crédito Nilson Bastian)


A criativa e empática capixaba Karyne Lira Correia é psicóloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde também realizou o Mestrado em Psicologia concluído em dezembro de 2011. Durante a sua graduação a ênfase de estudo sempre foi clínica e organizacional. Na área clínica teve a oportunidade de utilizar as abordagens comportamentais, junguianas e da psicologia genética, em diferentes programas de intervenção clínica. Hoje em dia atua na Clínica Azulay e Zanella, onde trabalha com a psicodermatologia.
 Então você trabalha com psicodermatologia?  Durante o mestrado tive a oportunidade de me aprofundar no estudo da Terapia Cognitivo-Comportamental, e ao mesmo tempo explorar dois campos pouco conhecidos – o da Medicina Comportamental e da Psicodermatologia. Minha dissertação de mestrado tem como título “Psicodermatologia e Abordagem Cognitivo-Comportamental: contribuições para o enfrentamento do vitiligo”, e meu principal objetivo durante os dois anos de estudo foi elaborar algo que auxiliasse psicólogos e médicos na intervenção com pacientes dermatológicos, especialmente portadores de vitiligo, assim como disponibilizar algum tipo de material que auxiliasse diretamente aos pacientes.

Porque escolheu ser psicóloga? Escolhi ser psicóloga porque ainda nova, por volta dos 12 anos, descobri que eu gostava de ouvir as pessoas e auxiliá-las a encontrar soluções para suas dificuldades. Algumas pessoas me disseram que eu seria uma boa psicóloga, e que tinha habilidade para a profissão. Quando faltavam apenas três anos para o vestibular pesquisei um pouco sobre a atuação do psicólogo e me apaixonei. Decidi, então, que seria uma psicóloga. 
O que mais te encanta na tua profissão? Minha profissão, como qualquer outra, tem suas alegrias e tristezas. Saber que tanta gente sofre sem saber como solucionar suas dores, e muitas vezes sem poder sequer deixar que outros percebam seu sofrimento, é muito triste. Contudo, eu me encanto e me apaixono ainda mais pela minha profissão ao ver que é possível ajudar as pessoas a transformarem suas vidas. O sorriso agradecido não tem preço.

Você também realiza palestras e consultorias? Tive oportunidade de estagiar por dois anos na VALE, no setor de Recrutamento e Seleção, e pude aprender muito ali. Desde a graduação, também, eu já realizava palestras sempre que solicitada. Considero-me uma pessoa criativa e tenho sensibilidade para identificar necessidades, então, resolvi unir isso à minha experiência na VALE, e ao que eu já havia estudado na área de psicologia organizacional, e tornei palestras e consultoria uma atividade profissional.

 O que gosta de fazer nas horas livres? Gosto de estar com a família, passear com o marido, brincar com o cachorro, bater papo com as pessoas e escrever (atualmente estou trabalhando em um livro).
Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.