Entrevista Sala VIP com Christiane Schramm Guisso


Natural de Joinville a advogada Christiane Schramm Guisso, que atua no ramo empresarial (civil e societário) colou grau primeiramente em Educação Física na Univille, no ano de 1988. Em 1990 cursou a Volkshoshule por seis meses em Garmisch Partenkirchen, na Alemanha. Além disso, é pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Associação Catarinense de Ensino – ACE e tem MBA em Exportação e Internacionalização de empresas pela Univali. Com diversos cursos de atualização em direito empresarial e de gestão empresarial é sócia fundadora da Schramm Hofmann Vargas Advogados Associados constituída em 2002 que atua nas àreas do direito empresarial, tributário e trabalhista. E em meio a toda essa correria foi empossada na noite de quinta-feira a nova presidente da Ajorpeme.

 

 Por que decidiu mudar de ramo, de Educação Física para Direito? A escolha pela faculdade de educação física deu-se em função de gostar de praticar esportes. Mas no último ano da faculdade de educação física já iniciei o curso de direito e identifiquei minha verdadeira vocação profissional.

 Já trabalhou na Ajorpeme antes? A Schramm Hofmann Vargas Advogados Associados, do qual sou sócia, prestou serviços de assessoria jurídica para entidade.

O que espera de sua gestão como presidente da Ajorpeme? O planejamento estratégico da Ajorpeme – Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa  –  será nossa primeira ação para bem formatar, acompanhar e avaliar as nossas atividades ao longo do ano. O projeto Empreendedor Individual, para 2013, contará com a forte parceria do Sebrae com a realização das ações avançadas e de atendimento às demandas deste segmento, com consultas e treinamentos afins. Vamos avaliar os treinamentos da União, por entender que o conhecimento é base para crescimento e sustentabilidade dos negócios.

Alguma novidade nessa gestão? No campo da legislação, apresentaremos uma proposta de projeto para criação da “Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedor Individual de Joinville”. A Ajorpeme cresceu e, portanto necessitamos de uma sede nova. O Parque Empresarial Ajorpeme também está na pauta de 2013, sendo que a possível união do parque empresarial e tecnológico poderá ser uma excelente alternativa aos nossos associados. Os núcleos setoriais terão nosso apoio incondicional para alcançar seus objetivos, pois tal proposta viabiliza a união do segmento, troca de experiências, pleitos em comum gerando o necessário fortalecimento e crescimento empresarial. Estaremos atentos às questões socioeconômicas de Joinville e região, participando de eventos para bem representar os anseios e as necessidades desta importante classe empresarial ouvindo, sugerindo, apoiando.

Algum sonho que ainda queira realizar? Meu sonho profissional é cursar uma especialização em direito societário e pessoal viajar anualmente com minha família.

 Quais seus três maiores defeitos e qualidades? Defeitos são ansiedade, perfeccionismo (não gosto de ver objetos fora do lugar) e centralizadora. Já as qualidades são dedicação, comprometimento e otimismo.

 O que gosta de fazer nas horas livres? Ler, praticar esportes e caminhar.