Ações Afirmativas: diversidade e inclusão norteiam o Psicodália 2024

Patche Di Rima psicodália

Um dos grandes festivais alternativos do Brasil ocorrerá durante o Carnaval 

Com o compromisso de ampliar a participação de pessoas diversas, ao reconhecer os desafios e barreiras que muitos grupos enfrentam ao buscarem participar de eventos culturais, o Psicodália 2024 contará com Ações Afirmativas. A partir desta edição, o evento sempre contará com ingressos para Entrada Afirmativa. O festival de música e artes será realizado de 9 a 14 de fevereiro, em uma fazenda, no município de Rio Rufino, no coração da Serra Catarinense.

A Entrada Afirmativa é exclusivamente destinada a pessoas pretas/negras/pardas, indígenas, trans, travestis e cadeirantes; outro ponto de destaque são os ingressos gratuitos destinados para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Há também, a opção de Entrada Solidária, para quem realizar a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) mais um item de higiene pessoal, com direito a meia-entrada. Outra novidade é que a entrada afirmativa foi estendida também para as mães solo.

O festival apresentará atrações musicais e oficinas que celebram a vida, a diversidade e a inclusão, abordando temas relacionados a gênero, raça e outras manifestações culturais. Entre elas estão Chico César, artista que aborda profundamente o tema do pan-africanismo; Mateus Aleluia, reconhecido pela criação de uma estética singular que entrelaça temas da cultura afro-brasileira; Juçara Marçal, que apresenta canções com o posicionamento enquanto artista, mulher e negra no Brasil de hoje; Jesus Lumma, com o show “Bicha Solta” no qual celebra vida a diversidade.

E ainda, terá a apresentação de Patche Di Rima, que celebra a cultura de Guiné-Bissau. “Eu sou guineense e é na música tradicional do meu país que me encontro, me conheço, me defino. O meu papel é partilhar e transmitir a cultura guineense pelos cinco cantos do mundo”, diz o artista. Patche também dedica-se, em suma, ao desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau e à defesa dos Direitos Humanos (em particular das mulheres e das crianças), lutando por uma cidadania ativa e eficaz, extermínio da exclusão social, do racismo, injustiça, e da violência. Faz da música um instrumento para divulgar a cultura e a paz.

Mais do que um lugar para prestigiar os shows, o Psicodália é um espaço de celebração do encontro e da amizade, uma verdadeira imersão em uma experiência de valorização da natureza, da diversidade e das artes. Um espaço para compartilhar conhecimentos, sair da rotina e recarregar as energias. 

Propósito 

O Psicodália é um evento cultural 100% independente, ou seja, não conta com patrocínios, apoios, editais, leis de incentivo ou qualquer outro tipo de entrada de arrecadação de recursos além da venda de ingressos e insumos. Mesmo diante da necessidade de arrecadação, para viabilização financeira do festival, a organização entende a responsabilidade em torná-lo um evento cada vez mais acessível e inclusivo.

Sabe-se que cada indivíduo traz consigo uma gama única de experiências, perspectivas e identidades. No entanto, algumas dessas diversidades, longe de serem celebradas, são transformadas em desigualdades, resultando em discriminação e exclusão.

Por isso, a opção de ingressos com preços reduzidos, disponíveis para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, trans, travestis e pessoas com deficiência, foi criada. Além disso, é possível conseguir gratuidade  para aqueles que fazem parte dessas comunidades e estão em situação de vulnerabilidade econômica.

A missão é diminuir as barreiras, refinando as ações a cada edição do festival. Afinal, quanto mais diversa a comunidade, maior o potencial em amplificar vozes. 

Saiba mais sobre a Entrada Afirmativa: https://psicodalia.com.br/acoes-afirmativas/

Picture of Taísa Rodrigues

Taísa Rodrigues

Sou jornalista e assessora de comunicação, com foco na construção de marcas vivas. Com trajetória profissional de quase 20 anos na área de comunicação, possuo vasta experiência na área e já atuei em diversas frentes como redação de jornal e TV, rádio, revista, site, redes, empresas e assessorias para os principais festivais e eventos de SC e Brasil.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.