O evento, que não aconteceu em 2020 em função da Pandemia do Corona Vírus, será realizado de 5 a 16 de outubro, e contará com apresentações de 18 estados com coreografias na Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos.
Neste ano, a organização do evento recebeu mais de 2.500 inscrições de todos os estados brasileiros, além de Argentina e Paraguai.
“Para nós foi uma grata surpresa receber tantas inscrições para esta edição e, ainda, de grupos que nunca haviam participado do evento. Teremos, sim, aquelas companhias tradicionais, que fazem parte do festival todos os anos, além de grupos novos e bailarinos independentes que conseguiram passar na seletiva”, destaca Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança.
A Mostra Competitiva, realizada de 7 a 14 de outubro, terá 206 coreografias dos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado.
Já o Meia Ponta, que ocorre de 13 a 15 de outubro, teve 62 coreografias aprovadas. Os Palcos Abertos irão receber mais de 1.300 coreografias, em locais espalhados por Joinville e cidades vizinhas. A lista completa de selecionados pode ser acessada no site www.festivaldedanca.com.br.
Países vizinhos
A companhia do Paraguai selecionada se apresenta na Mostra Competitiva, no gênero Danças Populares Internacionais, com um conjunto sênior. Já a Argentina, entrou para o Festival de Dança no Meia Ponta com um solo infantil feminino no gênero Dança Contemporânea.