Tufi Mousse assina o restaurante oficial da CASACOR/ São Paulo

O arquiteto Tufi Mousse está participando desde o dia  21 de setembro até 15 de novembro, da Casa Cor/São Paulo, localizada no Parque do Mirante, anexo ao Allianz Parque.

Nessa mostra ele assina o restaurante oficial do evento, com uma arquitetura pensada em criar uma superfície ventilada e aconchegante, tornando-se um lugar para degustar bons pratos e também para servir como um respiro aos visitantes.

_LCL0334

É como um passe de mágica que transforma a aridez do concreto em local para despertar e degustar sabores. O arquiteto catarinense Tufi Mousse carimba sua segunda participação na CASACOR São Paulo 2021, provando que a arquitetura é capaz de materializar qualquer miragem em pleno estacionamento cinzento – local que abriga esta edição – e converter em aconchego e leveza.

_LCL0349

A mostra paulistana ocorre de 21 de setembro a 15 de novembro, no Parque do Mirante, em São Paulo.

_LCL0343

O ambiente de 360 metros quadrados tem como destino ser um ponto de encontro e de jantares regados a boa gastronomia elaborada pelo tradicional Badebec, reconhecido pelo cardápio de comida brasileira e saudável. O arquiteto nomeou a operação como “Restaurante Terraço”, e implantou um layout seguindo a máxima exigida em tempos contemporâneos de distanciamento social e espaços arejados para ocupação.

_LCL0357

“Além de um local confortável para acomodar cerca de 90 pessoas sentadas, nossa intenção é também oferecer um respiro aos visitantes. A sede desta edição da mostra, nos trouxe um desafio de proporcionar e nos apropriar de ventilação e luz natural. Montamos uma estrutura em encaixe que serve como um corredor para canalizar o vento e refrescar a sala. A iluminação, apesar de pouca incidência de luz natural, tem como base a paleta clara e reflexiva, pontual e intimista. O projeto é um perfeito quebra-cabeça que não desperdiçará nenhuma peça sequer no período de desmontagem. Tudo foi pensado do começo até o fim, que desdobrará outra possibilidade de construção a partir dos materiais utilizados ”, explica o profissional.

90% reutilizável

Sem gesso no teto e com exceção do contrapiso instalado, o sistema inteiro em MDF foi calculado para ser reaproveitado após o  encerramento da mostra, e com o mínimo de desperdício. A montagem ocorreu de forma rápida e em apenas cinco dias o restaurante estava de pé e pronto para ser usado. A mesma agilidade será repetida no fim desta edição, quando a estrutura  poderá ser utilizada para outros fins. A sustentabilidade é exercitada na prática e para o escritório não há mais como pensar arquitetura efêmera como descarte e rastro de um tempo que passou. E passou mesmo.

 

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.