Com muito orgulho de ser joinvilense Therence Mir dedicou alguns anos de sua vida ao meio empresarial na área de TI (informática). Mas a grande paixão desde sua tenra idade foi a gastronomia, ramo que sempre teve aptidão e vocação. Começou o curso de Empreendedorismo na Sociesc, mas acabou não concluindo, pois há sete anos resolveu abrir a Mercearia Sofia, no Mercado Público Municipal, com dedicação integral desde o início do ano. Também em 2011 iniciou a assessoria de comercialização e marketing dos projetos do seu pai, o artista plástico Antonio Mir, junto a ADD Comunicação com sua tia Nena Mir.
Como surgiu a ideia do restaurante? Era um sonho antigo que deu certo. Temos a expectativa da reforma do Mercado Público, daí sim a cidade poderá ver na Mercearia Sofia, que já é referência no ramo da gastronomia em Joinville e principalmente fora dela, com muito mais visibilidade.
Deseja fazer algo que ainda não fez? Muitas coisas, projetos que existem desde a minha adolescência e algo que eu possa compartilhar com os meus filhos Sofia e Santiago. Mais um projeto que sairá logo é a nossa cerveja, com marca própria e também uma grife de utensílios gastronômicos.
Conte-nos sobre essa nova cerveja. Estamos fazendo um estudo junto ao mercado fornecedor de cervejas artesanais há mais ou menos 5 anos e temos várias já testadas. Mss como isso se tornou uma onda e muitos dos produtores que se diziam artesanais saíram do propósito e entraram na vala comum. Estrategicamente estamos aguardando a melhor hora, e esse momento já está chegando. Veja que hoje você encontra chopp artesanal em pizzarias nos bairros! Iremos desenvolver e fabricar junto a parceiros já renomados para produção em escala comercial. Inicialmente colocaremos como ponto de venda principal a Mercearia Sofia, e assim desenvolver pontos de vendas selecionados como lojas especializadas para gourmets e outros do gênero.
Quais os pratos principais servidos na Mercearia Sofia? As sugestões de pratos da Mercearia são sempre atualizadas conforme a estação e a safra dos produtos regionais. Mais temos pratos que já são fixos desde nossa abertura devido a demanda dos clientes, como nosso risoto de camarão com alho poró e o risoto de ostras com nata e alfavaca. A paella de frutos do mar e o talharim fresco de farinha de batata doce com frutos do mar (camarão, marisco,lula, polvo ostras e lagostim) puxados na manteiga com especiarias também fazem parte do cardápio. Os petiscos campeões são o bolinho de bacalhau, o de arraia, o pastel de berbigão, o sanduíche de carne de panela e o caldinho de garoupa. O que vamos manter como todos os anos e que a partir de primeiro de dezembro começa a temporada forte é a Caranguejada da Sofia, que vai até o carnaval 2012.
Como é a relação com seu pai, o artista plástico Anônio Mir? Sempre foi de muita amizade. Convivemos muitos anos juntos solteiros e isso nos deu uma liberdade de tratarmos todas as divergências naturais entre pais e filhos como amigos mesmo. Agora nossa relação se divide em três partes: amigo nas horas de lazer, filho nas horas de cuidados e apoio especial no tratamento de sua saúde e bem estar e por último profissional.
O que gosta de fazer em termos de lazer? Ironia…cozinhar para os meus filhos e ver o meu Flamengo jogar. Também curto muito passarinhos, pescar e plantar na minha horta.