Natural de Londrina (PR) e morando há cerca de oito anos em Joinville, Fernanda Binatti é bacharel em Direito pela FURB. Mas sua grande paixão desde a infância foi a culinária, e mais especificamente com talento para elaborar bolos e doces artísticos. Tendo como uma das características mais marcantes o perfeccionismo, não é por acaso que seus bolos decorados e personalizados tem feito o maior sucesso desde 2008, quando resolveu largar o Direito e seguir esse ramo.
Quando descobriu sua aptidão para elaborar bolos artísticos? Apesar de formada em Direito e ter trabalhado nessa área por dois anos, eu não era feliz. Desde a infância, na cidade de Londrina/PR, gostava de culinária, do ambiente da cozinha, de me arriscar a tentar fazer coisas novas com os ingredientes. Apaixonei-me pelos bolos e doces em razão de fazerem parte da decoração dos ambientes festivos. Uma das coisas mais bonitas de uma festa é a mesa dos doces e o bolo.
E como você se preparou para ingressar nessa nova carreira? Para entrar nesse mercado exigente participei de cursos no Brasil e na Europa. Queria estar bem preparada para desenvolver um trabalho de alto nível. No Brasil minha formação base foi com a professora Vanir Peter, de Curitiba. E no exterior fiz cursos com a Cake Designer Lindy Smith, da Inglaterra, e com Colette Peters e Wilton, da Itália.
É muito trabalhoso montar um bolo artístico? Sim, são difíceis por serem temáticos, ou seja, decorados, confeitados personalizadamente, exigindo muita técnica. É uma responsabilidade enorme, pois são únicos. Se algo der errado, não terá outro para repor na festa. Dependendo da decoração pode demorar até uma semana se houver muitas flores entre outros detalhes, mas em média levam dois dias para serem montados. Quem ainda não conhece meu trabalho pode acessar o site www.fernandabinatti.com.br
Quais seus desafios na vida profissional? O meu maior desafio na minha vida profissional é tentar surpreender o cliente, superando suas expectativas quanto à beleza e ao sabor do produto que encomendaram. Os bolos e doces sempre são para datas comemorativas, de momentos importantes dos meus clientes e como faço o meu trabalho por amor, espero que eles também façam parte das boas lembranças daquele evento.
O que gosta de fazer em suas horas livres? É de estar em casa com meus filhos e marido.