A joinvilense Daniele Haak é apaixonada pela música desde sua mais tenra infância. E apesar de ser tão nova, no auge de seus 24 anos é professora de piano, concertista, integrante da Diretoria da Igreja da Paz, acadêmica de Direito e estagiária da Justiça Federal – Vara de Execuções Fiscais e Juizado Especial Federal Cível. Além disso, Daniele também encontra tempo para ser Diretora de Eventos da Sociedade Cultural Alemã de Joinville; coordenadora e pianista do Grupo “Cantores do Espírito Santo” da Catedral de Joinville; integrante do Grupo Musical Festmusik (voltado à preservação da música germânica) e parceira musical do violinista Ananias Almeida.
Quando descobriu sua aptidão pela música? Meu pai toca bandoneon e quando eu tinha quatro anos meus pais me matricularam no Conservatório Vany Knoll para aprender flauta doce. Desde então, meu estudo musical foi ininterrupto. Uma das lembranças da minha infância é justamente a dos meus pais me levando e buscando das aulas de música. Com o passar do tempo fui conhecendo outros instrumentos até chegar ao piano – que nunca mais larguei.
Qual foi apresentação que você fez que considera mais importante? No último ano as apresentações que mais me emocionaram foram as que eu fiz nos asilos e hospitais e sem dúvida a apresentação na Arena Joinville. Foi muito emocionante tocar o Hino Nacional Brasileiro (como ele deve ser tocado) juntamente com o expoente do violão Ananias Almeida, com o qual tenho o prazer de realizar parceria. Nós acompanhamos mais de 20 mil torcedores cantando o Hino Nacional. Foi Inesquecível!
Qual a música que mais gosta? Qual cantor (a)? Realmente não tenho uma música preferida, aliás, estudar música nos mantém a cabeça aberta e faz com que conheçamos e aprendamos a gostar de muitos estilos, então as preferências vão variando. Mas no momento gosto de assistir o DVD do violinista teuto-americano David Garret, considerado o virtuose da atualidade.
O que gosta de fazer nas horas livres? Além da música, sou aficionada por livros. Tem uma propaganda que diz “o conhecimento é irresistível” – e pra mim, realmente é. Também gosto muito de esportes, além de praticar gosto de assistir, então vou ao jogos do JEC e do KRONA. Também adoro filmes, os clássicos gosto de ter em casa como a trilogia da Sissi, Amadeus, Dr. Jivago, Lili Marleen e muitos outros.