Sala Vip – Entrevista com Carla Botasso


Natural de Campinas e há seis anos morando em Joinville, a médica Carla Botasso é especialista em Dermatologia pela PUC, de Campinas (SP), pós-graduada em Dermatocosmiatria e Laser na Faculdade de Medicina do ABC Paulista e é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Carla atua nas áreas de dermatologia clínica e na área de dermatologia cirúrgica, e na chamada Dermatocosmiatria, voltada ao tratamento, restauração e rejuvenescimento da pele: linhas de expressão, manchas, textura, vasinhos da face, olheiras, celulite e outras imperfeições.
Por que escolheu a área de dermatologia? Durante a faculdade demMedicina me identifiquei muito com a dermatologia e conforme aprendia mais sobre esta área mais identificação existia. Durante a residência médica me apaixonei pela dermatologia e suas infinitas formas de tratar a pele.

O que mais te encanta na tua profissão? Encantam-me as imensas possibilidades do cuidar da pele como um todo. Saber sua complexidade, a maneira como nosso maior órgão responde quando está doente, poder tratá-lo e vê-lo se recuperar com o tratamento instituído. E não só isso, esse órgão envolve também nossos cabelos, nossas unhas. Tem íntima relação com todos os sistemas do corpo. Além de tratar as doenças da pele que são infinitas, tratar a beleza da nossa pele, saber como o processo de envelhecimento influencia na sua aparência e a partir daí deixá-la restaurada. Encanta-me estar sempre estudando e aprofundando meus conhecimentos sobre a pele. 

E quais as maiores dificuldades?Não vejo dificuldades na minha profissão de dermatologista. Tenho vocação para a dermatologia e me sinto realizada no meu dia a dia tratando a pele dos meus pacientes.

 Quais as últimas novidades na dermatologia? A dermatologia é uma área bastante dinâmica com estudos e novidades a cada ano. Por exemplo, na área cosmiátrica, para o envelhecimento da face atualmente indicamos tratamentos combinados. Volumizadores de face que restauram a perda de volume que acontece com o envelhecimento. Uso de preenchedores com maior tempo de duração, estimuladores de colágeno, tratamento com laser fracionado que traz a melhora das rugas, manchas senis e flacidez da pele. Toxina botulínica no procedimento chamado “Nefertit Lift”, etc. Na área cirúrgica, a Terapia Fotodinâmica é indicada para o tratamento de câncer de pele. Na área clínica, é indicado o uso de imunomoduladores no tratamento da psoríase  e também do câncer de pele.

 O            que gosta de fazer nas horas livres? Gosto muito de viajar, conhecer novos lugares, curto cinema e me divirto bastante fazendo aulas de power jump, que não é bem um lazer mas encaro assim.
Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.