Natural de São José do Cerrito (SC), aos 11 anos Odete Ribeiro foi morar com a família em Lages. Depois que o irmão mais velho, Waldir Ribeiro, veio estudar engenharia em Joinville, Odete resolveu seguir seus passos e cursou Engenharia Civil pela UDESC. Em sua primeira viagem a São Paulo teve certeza de ter escolhido a profissão certa, pois se apaixonou pelos túneis e viadutos. Na época, decidiu que seria engenheira de estradas. Queria viajar e construir muitas estradas, pontes sobre o mar, mas acabou mudando de ideia quando seu filho nasceu. Como gostava de cálculos, pensou em se dedicar aos projetos de estruturas. Hoje em dia é engenheira da Vectra.
Como começou sua carreira profissional? Fiz estágio na Fundação do Meio Ambiente e depois iniciei na Prisma Engenharia onde concluí o Hotel Platz, hoje Mercury. A partir daí não tirei mais o pé do canteiro de obras.
Como foi o início de sua história na Vectra? Iniciei na Vectra em 2004, após 6 anos de trabalho na Prisma Engenharia construindo Hotéis para a Rede Accor e Átrio. Como não morava em Joinville, sentia muito forte a necessidade de me estabelecer em uma única cidade para poder cuidar melhor do meu filho Arthur. Cada hotel precisava de no mínimo 2 anos para ficar pronto, e após a conclusão, eu precisava mudar para outro local. Na época da entrevista com a Vectra eu estava fechando contrato com um empresa em Porto Alegre, mas decidi voltar pois Joinville é a cidade do meu coração. No início não foi nada fácil trabalhar na Vectra, porque construir um hotel é totalmente diferente de um prédio residencial.
Quais as maiores dificuldades na tua profissão? As maiores dificuldades com certeza estão em gerenciar pessoas e dizer NÃO para os clientes. Apesar de termos uma equipe montada, ainda trabalhamos com muita rotatividade de mão de obra e isso aumenta o trabalho do engenheiro, pois cada novo funcionário precisa ser treinado para a função. Normalmente eles tem dificuldade em entender o que é para ser feito ou há uma certa resistência em aceitar as normas da empresa. Isso também se aplica as normas de segurança de trabalho. Quem trabalha em obras sempre pensa que acidentes só acontecem com os outros.
E o que mais te encanta ? Trabalhar com pessoas simples. Valorizar o trabalho de cada um deles. Construir os sonhos dos nossos clientes! Perceber a felicidade nos olhos das pessoas quando recebem as chaves do seu tão sonhado imóvel.
Algum desafio a ser realizado? Voltar a estudar, cursar um MBA em Perícias e Avaliações e também na área de sustentabilidade.
O que gosta de fazer nas horas livres? Gosto de estar com minha família e amigos. Durante a semana a vida é muito agitada e o tempo passa muito rápido, então curto ficar em casa assistindo filmes, lendo um bom livro, ou na presença do Senhor. Também adoro ajudar as pessoas.