Pró-Rim promove ações para o Dia Mundial dos Rins com palestras e exames gratuitos no Mueller

Quinta-feira, 12 de março, é o Dia Mundial do Rim, evento anual criado para conscientizar a população sobre a saúde dos rins. Em Joinville, a Fundação Pró-Rim realizará no dia 12 das 10h às 22h, no Shopping Mueller, uma campanha com orientações de profissionais sobre a prevenção a doença renal, aferição de pressão, distribuição de material informativo e, em parceria com o Laboratório Gimenes, estará realizando gratuitamente o exame de creatinina.

Neste ano, o Dia Mundial do Rim traz o tema “Ame seus rins. Dose sua creatinina!”. O objetivo da campanha é promover a prevenção das doenças renais através de exames de rotina que identificam o diagnóstico precoce da doença, que vem sendo a causa de pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Através de testes simples de sangue é possível medir a taxa de creatinina para saber como esta o funcionamento dos rins e é importante que o paciente solicite esses exames ao seu médico. “Quando for fazer os exames de rotina, peça ao seu médico para incluir o exame de sangue para checar as dosagens de creatinina no sangue. É um exame simples e acessível para a população”, acrescenta o nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim – referência nacional em tratamento e transplante de rins -, Dr. Marcos Alexandre Vieira.

O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida. “O ideal é que a análise do valor de creatinina seja feita individualmente por seu médico, mesmo que o resultado esteja dentro dos valores de referência”, complementa o especialista.

Segundo o médico, o diagnóstico precoce auxilia no tratamento da doença renal, podendo evitar que esta se agrave e que o individuo necessite de diálise ou de transplante.

O que é a Doença Renal Crônica?

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, como regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

Segundo Dr. Vieira, em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou são poucos e inespecíficos. “Normalmente a doença é identificada no seu estágio mais avançado, quando em muitos casos a pessoa irá necessitar da diálise, por isso a importância do diagnóstico precoce”, enfatiza o nefrologista.

Sobre a Fundação Pró-Rim:

A Pró-Rim é uma instituição filantrópica, que realiza o atendimento e tratamento dos pacientes renais crônicos via Sistema Único de Saúde – SUS. Para garantir um tratamento de qualidade, seguro e humanizado, a instituição conta com a contribuição da comunidade há mais de 30 anos. Atualmente, a instituição possui unidades nas cidades de Joinville, São Bento do Sul e Balneário Camboriú em Santa Catarina, e as unidades de Tocantins, localizadas na capital Palmas e em Gurupi. Atende mais de 800 pacientes em hemodiálise e já ultrapassou o número de 1.700 transplantes renais. Acreditada internacionalmente na cerificação de qualidade Qmentum e reconhecida em 2019 como “Melhores ONGs”, ficando entre as 100 melhores instituições do Brasil.Conheça mais sobre a Pró-Rim no site www.prorim.org.br

Agende-se

O quê: Campanha Dia Mundial do Rim

Quando: 12/03, das 10h às 22h

Onde: em frente a praça Central, no Shopping Mueller

Quanto: Gratuito

Picture of Mariana Woj

Mariana Woj

Inquieta, multitarefa, Mariana Woj é jornalista há dez anos, tem um filho e um gato, ama plantas, seriados e eventos sociais. Odeia arquivos em Corel, tem medo de lagartixa e é viciada em pipoca. Sempre gostou de unir as pessoas e proporcionar experiências positivas. Dentro do blog tem como proposta trazer agito e informação, destacando principalmente os eventos que a cidade mais populosa do Estado oferece e colocar em destaque pessoas que fazem acontecer.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.