
Espaço que será aberto à comunidade como contrapartida, contará com bosque, espelho d ́água, cascatas, playground, obras de arte e espaços de contemplação
Aos poucos a Cidade das Águas ganha mais espaço e vida, ao tangibilizar a importância do planejamento integrado do novo e inovador bairro de Joinville. Já é possível ter uma ideia de como ficará o Parque que será aberto à comunidade como contrapartida da Cidade das Águas. Serão 13 mil metros quadrados de convívio.
O local integra 5.607,19 metros quadrados de área de bosque, com vegetação nativa preservada. O parque, desenvolvido pelo paisagista Jordi Castan, conta com largo para feiras e eventos, áreas de estar e de alimentação, arquibancada, percurso para caminhadas, playground e brinquedos urbanos: escorregador, parede de escaladas, sinos e arcos. A água é elemento destaque, presente em espelhos d´água, na cascata horizontal junto à escadaria de acesso, nas cascatas verticais, com tubos, e nos jatos d’água inclinados.
As trilhas para caminhadas e brinquedos aproveitam as particularidades da topografia, que foi respeitada na concepção do projeto, ao unir funcionalidade e acessibilidade como convite a uma imersão na natureza. “Buscamos aliar contemplação e experiência sensorial ao impacto positivo do parque no entorno do bairro, no cotidiano e na dinâmica viva da cidade”, explica o paisagista. O bosque existente, da antiga recreativa da Tigre, está totalmente integrado ao novo parque e ganhará novos usos. Caminhos foram cuidadosamente planejados para preservar as árvores.
Detalhes
Já na entrada do bairro, a Praça João Hansen Junior terá um local múltiplo para realização de eventos, de celebração da água e da arte, especialmente da música, de brincadeira, contemplação e integração entre as pessoas. Contará com playground com piso emborrachado e brinquedos exclusivos, espelhos d’água com jatos e estar ensolarado.
A Praça Lilia Hansen é projetada para receber pessoas de todas as idades, com balanços, gramado recreativo e estar contemplativo. Um lugar para brincar, tomar sol, descansar e até trabalhar ao ar livre, com mesas e bancos confortáveis.
O Espaço Pet será exclusivo para atividades com os animais de estimação, com espaço de estar para contemplação e convivência.
A Praça João Hansen Junior aproveita a topografia em níveis para integrar uma arquibancada “natural” voltada para a área onde deverá ser instalado o Musicarium, configurando um anfiteatro dedicado à projeção de concertos, com espelho d´água no coração do projeto. A junção desses elementos com o paisagismo do bairro, assinado pela arquiteta e urbanista Juliana Castro, consolida a conexão entre as pessoas, o espaço público e a natureza. O que honra a intenção de valorizar a arborização para estabelecer áreas de sombra e desenhar caminhos possíveis de sinergia entre as ruas e praças, o projeto oferece suporte para dispositivos de captação e drenagem pluvial, visando acolher os grandes volumes de chuva característicos da condição climática de Joinville.
De maneira harmônica e conceitual, o intuito é que as praças formem, em parceria com as ruas, um conjunto coeso em uma composição linear integrada que ofereça fruição pública e convide à permanência. Os Espaços Liselott Trinks e Antônio Mir e a Praça Lilia Hansen foram também pensados a partir das formas orgânicas que surgem da relação da água com os meios por onde ela passa.
Quem visitar a Cidade das Águas poderá vivenciar a essência desse novo lugar para viver em Joinville. Calçadas largas, equipadas com mobiliário urbano qualificado e arborização, conduzem o visitante por todo o local. Os frequentadores poderão aproveitar o lugar para passeios e piqueniques ao ar livre em família, inclusive com seus pets em clima agradável, de tranquilidade e bem-estar. O conceito urbano aplicado valoriza as ruas como o palco da vida, onde as crianças brincam e se desenvolvem e as conexões entre a comunidade são estabelecidas e fortalecidas.
Sobre a Cidade das Águas
Idealizada para ser um ambiente onde moradia, trabalho e lazer coexistem em harmonia, a Cidade das Águas reforça o compromisso com um futuro urbano sustentável. O projeto integra infraestrutura moderna e presença marcante da natureza, criando um legado para as próximas gerações e redefinindo o conceito de viver bem em Joinville.