Novembro Diabetes Azul: confira os eventos programados para o mês de combate à diabetes em Joinville

O mês de novembro é dedicado às campanhas de conscientização do diabetes, doença que afeta 463 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, um em cada 11 adultos vive com a condição, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Se o ritmo não mudar, a previsão é de que o contingente populacional com diabetes aumente para 578 milhões em 2030. Uma pandemia silenciosa.

Por isso, o objetivo do Novembro Diabetes Azul é chamar a atenção da sociedade para as formas de prevenção, sintomas e controle da glicemia. Com isso, ao longo do mês, diversas iniciativas serão realizadas em Joinville. 

03, 04 e 05/ 11 Atividades de conscientização no Garten Shopping

Durante três dias, profissionais de diferentes segmentos estarão no Garten Shopping orientando as pessoas sobre os riscos que o diabetes pode oferecer a jovens e adultos.

06/11 Caminhada Azul pelo Diabetes

A Caminhada Azul iniciará às 9h, na Praça Nereu Ramos e pretende marcar o Dia Mundial do Diabetes. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. O evento também contará com a apresentação da Banda do Batalhão e do Coral do Colégio Adventista. 

19/11 – 6º Mutirão Diabetes Joinville

No dia 19 de novembro a Sociedade Joinvilense de Medicina, Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Hospital de Olhos Sadalla Amim Ghanem e Secretaria Municipal de Saúde, promovem das 8h às 12h, no Ginásio Sesc, o 6º Mutirão Diabetes Joinville. No local, serão realizados exames como medição de glicemia, índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial, fundo de olho e avaliação do pé diabético. “O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos e complicações da doença e proporcionar os exames que devem fazer parte da rotina do diabético. Nas edições anteriores, já atendemos mais de 1500 pessoas com diabetes”, explica o médico Dr. Evandro Luís Rosa.

O atendimento será por ordem de chegada e as vagas são limitadas. A meta dos organizadores é oferecer a realização de 600 exames para pessoas portadoras de diabetes e 500 para demais pessoas que comparecerem ao evento. 

Para facilitar o atendimento, recomenda-se levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário chegar ao local em jejum. 

Um dos exames que será realizado no mutirão é o de fundo de olho, que permite detectar precocemente a retinopatia diabética, maior causa de cegueira na população abaixo dos 60 anos. Também será realizado exame do pé diabético no intuito de orientar o diabético para evitar complicações como as amputações. 

Além disso, no dia também haverá a Feira da Saúde, cujo foco será passar orientações sobre nutrição e atividades físicas, além de expor produtos e serviços para diabéticos.

“Será um dia especial onde cerca de 250 voluntários estarão unidos para alertar e ajudar a população contra as complicações do diabetes. Todos estes voluntários virão para o Mutirão para deixar Joinville uma cidade ainda melhor”, destaca o médico. 

Picture of Mariana Woj

Mariana Woj

Inquieta, multitarefa, Mariana Woj é jornalista há dez anos, tem um filho e um gato, ama plantas, seriados e eventos sociais. Odeia arquivos em Corel, tem medo de lagartixa e é viciada em pipoca. Sempre gostou de unir as pessoas e proporcionar experiências positivas. Dentro do blog tem como proposta trazer agito e informação, destacando principalmente os eventos que a cidade mais populosa do Estado oferece e colocar em destaque pessoas que fazem acontecer.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.