Estudo recente revela a cannabis como alternativa no tratamento da epilepsia

A epilepsia é uma doença neurológica crônica que atinge cerca de 50 milhões de pessoas no mundo.  O controle das crises ainda é um grande desafio, mas a boa notícia é que estudos recentes apontam a cannabis medicinal como uma alternativa eficaz na redução das crises em crianças.

medico-segurando-a-folha-de-cannabis-e-uma-garrafa-de-oleo-de-cannabis-na-parede-branca_1150-26701

A substância já é conhecida pelas suas propriedades anticonvulsivantes e há alguns anos a ciência investiga a sua eficácia no tratamento da epilepsia. Pesquisadores do departamento de ciências do cérebro, do Imperial College London, realizaram um estudo publicado na revista científica BMJ Paediatrics Open, em dezembro de 2021, no qual a cannabis apresentou excelentes resultados no tratamento da doença, podendo reduzir em até 86% a recorrência de crises convulsivas em crianças. Este é um número animador que aponta a cannabis como uma abordagem eficaz no tratamento da epilepsia.

O Dr. Eduardo Fontes, diretor técnico da Clínica Gravital, especializada em tratamentos com uso da cannabis medicinal, explica que a epilepsia é uma das condições que melhor responde ao tratamento com cannabis, principalmente nos quadros de difícil controle, que não respondem com medicações convencionais.

Dr. Eduardo Fontes (2)
“Quando o tratamento é feito com cannabis, percebe-se uma redução drástica tanto na quantidade de medicações, quanto na frequência de crises que elas manifestam por dia, semana ou mês, e isso representa uma vitória fantástica”, conclui Dr Eduardo Fontes

O Dr. ainda explica que nos tratamentos feitos somente com medicações tradicionais as convulsões podem continuar devido aos efeitos colaterais provocados pela alta quantidade desses remédios.

                                                  Março Roxo é o mês de conscientização sobre a epilepsia

 Promovida pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), a campanha Março Roxo tem por objetivo conscientizar a população sobre a epilepsia, além de quebrar preconceitos e apontar novos caminhos para amenizar os sintomas da doença.

 marco-roxo-epilepsia

Em especial neste sábado,  dia 26 de março, é celebrado o Purple Day, o Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia. Essa data foi inspirada na história da menina canadense Cassidy Megan, que compartilhou a sua solidão por ter a doença. Ela escolheu a cor roxa em alusão à lavanda, pois, segundo ela, a flor representa o sentimento de isolamento.

 Sobre a Clínica Gravital

Com diversas unidades no Brasil, inclusive em Itajaí, Santa Catarina, a Clínica Gravital oferece aos seus pacientes tratamentos especializados com medicamentos compostos à base de cannabis para diversas condições clínicas.Endereço: Av. Osvaldo Reis, n 3281, sala 1307, Praia Brava, Itajaí – SC (Riviera Business & Mall)

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.