A sétima edição do Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia reuniu, entre os dias 26 e 29 de junho deste ano, cerca de 300 palestrantes brasileiros e convidados de outros países, como Argentina, Paraguai, França e Estados Unidos. O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem foi representado pela equipe médica, formada pelos oftalmologistas, Dr. Emir Amin Ghanem, Dra. Cleusa Coral-Ghanem, Dr. Adilson Tecchio, Dr. Fernando José de Novelli, Dr. Mário Junqueira Nóbrega, Dr. Guilherme R. de Andrade, além do Dr. Ramon Coral Ghanem, que fez parte da comissão científica do Congresso.
O tema “Oftalmologia Generalista” foi a discussão central das palestras e todas as áreas da especialidade foram abordadas, mostrando os últimos avanços em biomicroscopia, cirurgia de catarata, cirurgia refrativa, estrabismo, glaucoma, gonioscopia, lentes de contato, microscopia especular, oftalmopediatria, patologia ocular, plástica ocular, neuro-oftalmologia, refração, retina, toxina botulínica, uveítes e visão subnormal. Os mais de 1.200 médicos inscritos também participaram de cursos sobre anestesia e exames complementares.
Dr. Emir ministrou duas palestras com os temas: “Técnica de Cirurgia de Catarata: dividir e conquistar para fratura do núcleo” e “Lente de Artisan para Aficia”. Dr. Adilson palestrou sobre “Cirurgia de Catarata com sub-luxação do Cristalino e Aniridia”. Dr. Mário abordou os temas “Ainda existe indicação formal de laser na retinopatia diabética?” e “Retinopatia de Birdshot; existe? Como fazer o diagnóstico e como tratar”. Já Dra. Cleusa ministrou as palestras “Topografia de Córnea e adaptação de Lentes de Contato” e “Adaptações especiais – Ceratocone e Presbiopia”.
Para o Diretor Técnico Oftalmologista do HOSAG, Dr. Emir Amin Ghanem, eventos como este reforçam a qualidade do corpo clínico: “Devido à qualidade de nosso corpo clínico é recorrente o convite para vários colegas serem palestrantes nos mais importantes eventos científicos no Brasil. Isto é um orgulho para todos nós”.