A corretora de imóveis Sulamita Lizandre Engelmann Kaiser é natural de Gaspar, mas foi criada em Joinville. Mulher batalhadora e de muita transparência, não costuma mandar recados. Mas sua simpatia e habilidade em fazer novas amizades são suas marcas registradas. E depois de trabalhar em várias áreas por 31 anos, hoje em dia é corretora de imóveis e palestrante.
Você começou cedo no mercado de trabalho? Sim, trabalho há 54 anos, dos quais 23 como corretora de imóveis. Essa foi a profissão que mais me identifiquei, isso que comecei a trabalhar após a aposentadoria, com 31 anos de trabalho em diversas áreas.
E por onde você passou antes de trabalhar como corretora de imóveis? Comecei como balconista, chefe de crédito e cobrança, trabalhei em contabilidade, nas Lojas May e fui diretora administrativa da FUNDAMAS. Depois fui chefe de divisão da Secretaria de Obras e Viação da PMJ, procuradora e responsável pelo financeiro da HV Empreendimentos e Habite Corretora de Imóveis, entre outros cargos públicos. Encerrei minha vida profissional na Engepasa Incorporações e Construções, como procuradora e também na área de Incorporação de Imóveis. Mas meu sonho era trabalhar como corretora de imóveis. Então após aposentar-me e iniciei trabalhando com a Rosa Poffo e depois montei meu próprio escritório. Hoje estou com sede própria na rua Alexandre Schlemm e com o Setor de Lançamentos na Rua Ministro Calógeras, além de estarmos no Perini Business Park.
Quais as maiores dificuldades em trabalhar como corretora de imóveis? Não vejo dificuldades. Mas nossa profissão exige muito conhecimento, ética e persistência. É um desafio a cada dia. Mas não me assusta, pois acredito na capacidade de fidelizar o cliente, encontrar um produto que se adéqüe a necessidade dele, e se conquista o mercado.
Como está o mercado imobiliário hoje em Joinville? Qual a maior procura de seus clientes? Hoje estamos vendendo melhor para as classes C e D. Um público maior, com mais facilidades de financiamento, a juros relativamente baixos. Numa pirâmide vemos que o maior número de compradores se encontra nessas classes.
O que gosta de fazer nas horas livres? Tem algum hobby? Muitas coisas. Gosto de viajar, estar com a família, dançar, ler e curtir Balneário Camboriú. Acredito que meu hobby é dançar.
Qual sua filosofia de vida? Viver muito e intensamente. Ser eu mesma, com qualidades e defeitos.
Algum plano para o futuro? Conseguir um equilíbrio entre o trabalho e o lazer, trabalhar em menor escala, ter mais tempo para mim. Ah, e me dedicar às palestras. Estou criando um blog “Sulamita Palestrante”. Adoro aprender, ensinar e viver. Quem sabe ainda escreva um livro contando os causos da vida!