Entrevista Sala VIP com Gustavo Borges


Apesar de ser natural de Ribeirão Preto (SP), o nadador olímpico e também empresário Gustavo Borges viveu a maior parte de seus primeiros 15 anos de vida em Ituverava (SP). Desde pequeno adepto a atividades físicas, em torno dos nove anos percebeu sua paixão pelas piscinas e então começou a treinar de forma organizada. Mas foi apenas aos 18 anos que se tornou um profissional da natação. E durante essa semana em visita na The Best Academy, esse ganhador de quatro medalhas olímpicas concedeu a seguinte entrevista para esta colunista.

Quando se tornou um profissional da natação? O atleta se torna profissional em sua área quando começa a receber ajuda de custos. E isso aconteceu quando comecei os treinos para o Panamericano de 1991.
Qual foi o momento mais importante de sua trajetória?  Foi quando recebi a medalha de prata em minha primeira participação olímpica no ano de 1992, nas olimpíadas de Barcelona (Espanha).

O que é a Metodologia Gustavo Borges?  A continuação do sonho de um atleta. Um método estruturado de aprendizado, com uma nova forma de ensinar a nadar. Trabalha todos os aspectos, com avaliações periódicas, com capacitação de profissionais e troca de informações entre as 250 unidades credenciadas. O foco é um trabalho de confiança, que oferece todo o aprendizado.

Como foi a transição do atleta Gustavo Borges para o empresário? Não é fácil essa transição, foi boa mas difícil ao mesmo tempo, por isso fui me preparando aos poucos psicologicamente. No ano de 1999 eu já sabia que minha carreira estava perto de encerrar e comecei fazendo alguns negócios montando em 2002, por exemplo,  a Academia Gustavo Borges em Curitiba (PR). Foi algo diferente e inovador, pois antes era apenas atleta, e a partir deste momento passei a ser um empreendedor.

O que você seria se não fosse um grande nadador? Provavelmente um homem de negócios. Meu pai tinha uma concessionária de carros, talvez seguisse os passos dele.

Qual o maior ensinamento que pode deixar como atleta?São vários. A busca pela excelência, procurar sempre fazer o melhor de si, buscando o sucesso com muita persistência, paciência e trabalhando duro. Temos também que aproveitar ao máximo as oportunidades que aparecem em nossas vidas, tendo foco, objetivo e metas. E não podemos esquecer a família e a ética.
Gustavo Borges por Gustavo Borges. Uma pessoa concentrada que trabalha com sonhos, excelência e celebra suas conquistas.

Quando encerrou sua carreira como atleta? Em Atenas, em 2004, nadei o revezamento 4x100m livre e me despedi das piscinas. Mas não parei por aí: com o Método Gustavo Borges, as academias e as palavras, tenho rodado o Brasil todo mostrando que talento e dedicação caminham lado a lado.

O que gosta de fazer nas horas livres? Ler, jogar tênis, atividades físicas em geral.

Você tem filhos? Sim, a menina tem 10 anos e o menino tem 13. E os dois nadam.
Foto de Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.