Coletivo Joinville Lixo Zero solicita audiência pública sobre instalação de usina para queima de lixo em Joinville

Coletivo Joinville Lixo Zero audiência pública instalação de usina

Aberto para a comunidade, encontro será nesta quinta, dia 14, às 18h30, na Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira, dia 14, a Câmara de Vereadores de Joinville sediará uma audiência pública sobre a instalação da URE – Usina de Reaproveitamento Energético adquirida pela Prefeitura da cidade, que tem compartilhado informações sobre energia limpa, mas, na verdade, trata-se de queima/incineração de lixo.

“Joinville está passando por um momento preocupante quando o assunto é gestão de resíduos sólidos urbanos. Com o aumento da população e, consequentemente, de produção de lixo, uma opção temerosa para tratá-los está prestes a ser implementada. Esse nosso pedido foi para ter mais esclarecimentos técnicos e, também, para que a cidade fique ciente, de fato, com o que vem ocorrendo”, conta Maria Carolina Campestrini, presidente do Coletivo Joinville Lixo Zero.

O Coletivo, formado por especialistas, pessoas e empresas voluntárias, busca mais informações sobre o projeto desde o final de 2022. Como não teve retornos satisfatórios, entrou com um processo no Ministério Público e, também, solicitou uma Audiência Pública via Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Joinville para que a população, trabalhadores da reciclagem e compostagem, universidades e todos os setores da sociedade sejam informados e ouvidos.

“Além da coleta seletiva utilizar caminhões compactadores e inviabilizar a reciclagem dos materiais, estão desconsiderando opções ecológicas como a compostagem e a reciclagem dos resíduos sem consulta à população, aos grupos e movimentos socioambientais, e especialistas. A Prefeitura de Joinville, em parceria com a Ambiental, está instalando uma usina de queima de lixo dentro do aterro sanitário municipal e com a falta de transparência técnica do projeto – que passa da casa de 110 milhões de reais – solicitamos essa audiência”, explica Arthur Rancatti, co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Toda a comunidade está convidada para participar para entender mais sobre o projeto e os perigos não só para a cidade, mas para a população como um todo. “É um momento para darmos nossa opinião, ouvir a comunidade e debater sobre como devemos conduzir de forma inteligente e sustentável a gestão de resíduos na nossa cidade”, convida Maria. 

Serviço

O quê: Audiência Pública | Incineração em Joinville
Quando: 14 de dezembro de 2023
Horário: 18h30
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville

Picture of Taísa Rodrigues

Taísa Rodrigues

Sou jornalista e assessora de comunicação, com foco na construção de marcas vivas. Com trajetória profissional de quase 20 anos na área de comunicação, possuo vasta experiência na área e já atuei em diversas frentes como redação de jornal e TV, rádio, revista, site, redes, empresas e assessorias para os principais festivais e eventos de SC e Brasil.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.