Uma comitiva brasileira embarcou para os Estados Unidos onde participa, nesta semana, de uma série de reuniões e visitas técnicas relacionadas ao tema da reciclagem e também de ações conectadas com o lixo zero. O grupo é formado por Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável; Caetano Zagonel, da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente; Aline Sousa – Presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (CENTCOOP); Mônica Licassali – Coordenadora Administrativa e financeira da Cooperativa Recicle a Vida; Rachel Oster e Erin Merrill, representantes da WISR – Women In Solid Waste and Recycling; e Márcia Kumer – Observatório da Inclusão Social das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal.
Um dos pontos de destaque da agenda foi uma reunião com a Diretora Executiva do Zero Waste Sonoma e Presidente da National Recycling Coalition (NRC), Leslie Lukacs, que destacou a importância do empoderamento feminino na indústria da reciclagem, bem como sua visão de futuro sobre inovação e a indústria da reciclagem. Além disso, foi uma oportunidade dela ser convidada para participar do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities – ZWCities), que será realizado em Brasília nos dias 27, 28 e 29 de setembro. “Tive o prazer de acompanhar o desenvolvimento do conceito de lixo zero no Brasil nos últimos 13 anos e será uma grande alegria poder contribuir novamente com essa construção”, completa Leslie.
Segundo Rodrigo Sabatini, Presidente do ILZB e que integra a comitiva, o encontro traz relevantes aprendizados e uma efetiva troca de conhecimento entre Brasil e EUA. “Tivemos um importante momento de troca e que em breve reverberará para promover a gestão sustentável de resíduos no Brasil”, destaca.
A agenda contemplará ainda uma reunião com a San Francisco Environmental, visitas às instalações de Gestão de Resíduos Zero em San Francisco e a COPIA (Food Recovery, referência mundial. A ideia é verificar as tecnologias usadas para ver as possibilidades do que pode ser feito no Brasil.
Termo de Cooperação
O encontro com a presidente da National Recycling Coalition (NRC) resultará em um termo de colaboração entre a NRC, o ILZB, CENTCOOP e RECICLE A VIDA para o intercâmbio de tecnologia, suporte à capacitação dos catadores e organizações, e o fortalecimento do conceito de lixo zero e da reciclagem em ambos os países.
Sobre a Missão
A Missão Califórnia Inspira é uma viagem de estudo organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em parceria com a Women in Solid Waste and Recycling (WISR). Seu objetivo principal é explorar as melhores práticas em gestão lixo zero operadas por cooperativas na Califórnia. Além disso, busca promover o desenvolvimento e capacitação das cooperativas brasileiras e estabelecer parcerias colaborativas com organizações internacionais. A missão também tem um foco especial no empoderamento feminino na indústria de reciclagem, especialmente para as catadoras.
Na foto, visita à planta de triagem de plástico, papel, papelão, alumínio, metal e vidro da Recology, a maior de São Francisco/EUA. Recebem 500 toneladas de resíduos por dia e conseguem aproveitar 80%