Um pedaço da Argentina estará presente na Serra Catarinense durante a primavera e o verão 2025/2026.
A Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim, receberá a partir do dia 25 de outubro a exposição “Imagens Neo Expressionistas”, do pintor argentino Lito Demuro. A mostra promete inserir o público em um universo urbano tanto utópico quanto distópico, em obras que refletem as experiências sociais e políticas do continente sul-americano. Com curadoria de Edson Machado, permanecerá aberta diariamente até 28 de fevereiro de 2026, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Na abertura, marcada para às 15h do dia 25 deste mês, o artista estará presente para apresentar 15 telas pintadas em óleo e tinta acrílica, além de conversar com o público sobre seu processo criativo e sua trajetória.
Com carreira internacional , Lito Demuro já esteve em outro momentos no Brasil, com trabalhos apresentados no Instituto Internacional Juarez Machado e na Viva Galeria, e agora chega à Villa Francioni com uma seleção inédita de grande formatos.

O artista Lito Demuro (à esquerda), com a mulher Maria José, e o artista plástico e curador da mostra Edson Machado
Nascido em 1953 em Copetonas, na província de Buenos Aires, Demuro já expôs em La Plata, Paris, Nova York, Los Angeles, Cidade do México e Roma, com exposições individuais e coletivas. Atualmente vive em San Salvador de Jujuy, no Noroeste da Argentina, onde mantém seu ateliê.

Fundada em 2001, a Villa Francioni é reconhecida por unir tradição e inovação. Administrada pelos conselheiros Daniela Borges de Freitas (presidente), Adriane Borges de Freitas Vitória e André Macello Borges de Freias, a vinícola segue os ensinamentos de seu fundador, Dilor Freitas, proporcionando experiências únicas para os apreciadores de vinho.