MUSICARIUM IN CONCERT LEVA MÚSICA CLÁSSICA A MAIS DE 2 MIL PESSOAS EM UM DOS CARTÕES POSTAIS DE JOINVILLE

*Imagem de como vai ficar o palco no Moinho Joinville

Apresentação gratuita será dia 9 de agosto, no Moinho Joinville, às 18h, e reunirá mais de 70 músicos em um espetáculo grandioso

Joinville será palco de uma noite histórica. No sábado, 9 de agosto, ocorre o Musicarium in Concert, o maior concerto de música clássica aberto de Santa Catarina – apresentado pelo Ministério da Cultura e Fiesc. A apresentação, gratuita, reunirá mais de 2 mil pessoas no emblemático Moinho Joinville, patrimônio histórico da cidade, que se transformará em cenário de um espetáculo inesquecível. 

A Orquestra Musicarium,  formada por mais de 70 jovens músicos, retorna aos palcos da cidade após uma sequência de turnês que levou o talento catarinense para o mundo. Em 2024, o grupo se apresentou na Europa, passando por Alemanha, Holanda e Suíça, e em julho percorreu diferentes regiões do Brasil em sua primeira turnê nacional. Agora, o público em Joinville e SC poderá vivenciar uma experiência única.

“Realizar o Musicarium in Concert tendo como cenário o Moinho, um dos cartões postais de Joinville, é motivo de grande honra. Nossa gratidão ao SESI, a FIESC e toda indústria, empresas e pessoas que acreditam e apoiam nosso trabalho. Estamos nos preparando, buscando sempre a excelência para presentear o público com performances dos nossos grupos de câmara e orquestra”, diz Sergio Ogawa, maestro e diretor-presidente do Musicarium.

Estes jovens talentos, que compõem a Orquestra Musicarium, são frutos de um modelo  de formação diferenciado. Cada um dos mais de 180 alunos bolsistas, grande parte oriunda da rede pública de ensino, recebe uma educação que vai muito além da técnica musical. O Musicarium prioriza uma abordagem humanista, que visa formar não apenas músicos de alta performance, mas também cidadãos com sólida base ética, capazes de contribuir positivamente para a sociedade.

“Para a FIESC é motivo de orgulho poder proporcionar esta experiência musical inesquecível para nossas famílias, estudantes e comunidade em geral. Afinal, a arte também faz parte da metodologia STEAM aplicada pelo SESI em nossas Escolas. Além disso, a iniciativa reforça uma bela tradição de Joinville, que se destaca no cenário nacional por ser uma cidade que apoia a arte e a cultura”, completa Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.

Os ingressos gratuitos devem ser reservados via Sympla – link na bio do Instagram @musicariumoficial.

Uma superprodução por trás da música

O que o público verá é arte. O que está por trás, é estrutura de grande porte, precisão técnica e centenas de horas de trabalho. Vale destacar que toda equipe de produção e comunicação é de Joinville, movimentando significativamente a economia criativa na cidade.

  • 300 m² de palco 
  • 50 profissionais da área técnica – uma equipe especializada em som, luz, vídeo, montagem e operação. Cada um com papel essencial para o espetáculo ocorrer com excelência.
  • 1 semana de montagem – sete dias de montagem ininterrupta. São mais de 1.500 horas somadas entre toda a equipe para transformar o espaço comum em um palco extraordinário.
  • 35 toneladas de estrutura – o equivalente ao peso de mais de 20 carros populares suspensos.
  • 64 canais de áudio – sistema de som profissional que permite controle individualizado de cada instrumento e microfone, oferecendo riqueza sonora e clareza para o público.
  • 54 m² de painel de LED – equivalente a mais de 270 TVs de 50 polegadas ligadas ao mesmo tempo, levando imagem e emoção a todos os cantos do espaço.

    Informações do evento
  • Data: sábado, 9 de agosto
  • Horário de abertura do estacionamento: 17h
  • Horário do evento: 18h
  • Local: Moinho Joinville
  • Entrada: Gratuita
  • Público esperado: +2.000 pessoas
  • Assentos: não numerados – ocupação por ordem de chegada
  • Estacionamento gratuito: Escola SESI Joinville
  • Ingressos gratuitos: link na bio do Instagram @musicariumoficial

Sobre o Moinho Joinville
Erguido em 1913 às margens do Rio Cachoeira, o Moinho Joinville é um dos marcos históricos da cidade. Por cem anos, funcionou como porto e centro de processamento de trigo, aproveitando a conexão fluvial com a Baía da Babitonga e o Porto de São Francisco do Sul. Suas atividades foram encerradas em 2013.

Em 2019, o prédio e a área de 56 mil m² foram adquiridos pela FIESC, que iniciou um amplo processo de restauração e transformação. O espaço abriga hoje a maior Escola SESI de Referência do Brasil, inaugurada em 2024 com mais de 2 mil estudantes. 

Sobre o Musicarium
O Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira é o único centro de formação de orquestras de jovens músicos no país, localizado em Joinville (SC). Recebe crianças a partir de 4 anos de idade e oferece formação musical de excelência com base humanista. Atualmente, atende mais de 180 alunos bolsistas, muitos vindos da rede pública de ensino. A instituição é apoiada por cerca de 90 empresas e pessoas físicas, que acreditam no poder transformador da música.

Seja você também um Amigo do Musicarium: https://musicarium.org.br

Instagram: @musicariumoficial

Foto de Taísa Rodrigues

Taísa Rodrigues

Sou jornalista e assessora de comunicação, com foco na construção de marcas vivas. Com trajetória profissional de quase 20 anos na área de comunicação, possuo vasta experiência na área e já atuei em diversas frentes como redação de jornal e TV, rádio, revista, site, redes, empresas e assessorias para os principais festivais e eventos de SC e Brasil.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.