9ª edição da Semana Lixo Zero em Joinville será lançada dia 20

Haverá lançamento do livro Cidades Lixo Zero e um bate-papo com Jéssica Pertile, 

vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil

A produção de lixo no Brasil vem aumentando a cada ano e nós temos um papel fundamental neste processo. A Semana Lixo Zero (SLZ), realizada anualmente em todo o país, traz desafios, reflexões sobre o tema e diversas ações para mobilizar a comunidade em prol de um mundo mais consciente e sustentável. Em Joinville, o lançamento da 9ª edição da Semana Lixo Zero está marcado para 20 de setembro, às 9h, no auditório da Unisociesc. 

Além de um café de boas-vindas, haverá o lançamento do livro Cidades Lixo Zero, escrito pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini; um bate-papo com a bióloga e vice-presidente do ILZ, Jéssica Pertile, sobre condomínios e cidades lixo zero; apresentação do cantor Jesus Lumma e do projeto Asas para o mundo, de Vanderleia Macalossi; e, também, uma mostra do que terá no evento com a participação dos parceiros da Semana Lixo Zero. A entrada é gratuita e a participação deve ser confirmada via link (confira aqui).
“Joinville sempre é uma cidade muito ativa na Semana Lixo Zero. Ela traz muita riqueza de eventos com participação ampla de empresas e da sociedade”, diz Jéssica Pertile.

A SLZ ocorre em mais de 200 municípios brasileiros desde 2010. Idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e suas boas práticas para o maior número de pessoas por meio de ações, eventos e campanhas. Em Joinville, o evento é realizado desde 2014 e faz parte do calendário oficial de datas comemorativas do município. “As ações lixo zero são coletivas. Elas devem ter estratégia, recurso e ação. Poder reunir as pessoas para falar sobre o que vamos fazer em outubro e o que estamos pensando para a nossa cidade é um momento bem importante. Esse encontro é o primeiro depois da pandemia, e estamos preparando algo especial. O futuro está sendo definido hoje e para isso é preciso termos atitude lixo zero hoje”, destaca Arthur Rancatti, do Coletivo Joinville Lixo Zero.

É importante destacar que a reciclagem e a compostagem são ferramentas primordiais para colocar o conceito em prática. Evitar a geração de descartáveis e seguir as premissas dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar faz a diferença não só hoje, mas para o futuro que está sendo construído.

O evento conta com o patrocínio da Ambiental, Termotécnica e Billa.

Serviço
O quê: lançamento da Semana Lixo Zero Joinville
Onde: auditório da Unisociesc – rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi
Quando: 20 de setembro, das 9h às 11h30.

Gratuito – inscrições pelo link https://forms.gle/xNBUbuiApmMhcYwD9 

Cronograma

Café da manhã de boas-vindas | 100% vegetal e livre de origem animal, promovido pelos parceiros: Mercearia Pura Vida, Elisa Cozinha, Café Castelo do Monte, Sítio de Orgânicos Rio do Braço, Feira de Orgânicos Verde Capim e ViapaxBio, Tucanos. 

Apresentação cultural | Jesus Lumma e bailarinos da Vanderleia Macalossi.

Lançamento do Livro Cidades Lixo Zero
Bate-papo sobre condomínios e cidades lixo zero | Jéssica Pertile, bióloga e vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil

Apresentação das ações da Semana Lixo Zero 2022

A Semana Lixo Zero Joinville em números

+ 700 ações

+ 580 voluntários(as)

+ 200 instituições envolvidas

+ 45.000 participantes+ 40 toneladas de resíduos encaminhadas corretamente