Gestão eficaz no atendimento ao paciente norteia Encontro Catarinense de Enfermagem
Quanto mais o paciente puder ser o protagonista de seu próprio tratamento, mais eficiente e eficaz é o atendimento que recebe. Esta ideia foi o ponto de partida do 4º Encontro Catarinense de Enfermagem, um dos maiores eventos da área da saúde em Santa Catarina com foco exclusivo no segmento da enfermagem. Promovido pelo Hospital Dona Helena, o encontro reuniu cerca de 400 pessoas, na sexta-feira, dia 26, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Joinville (SC). A partir do tema “Qualidade em saúde baseada na eficiência e eficácia assistencial”, painéis e palestras foram promovidas ao longo do dia, ministrados por profissionais experientes da área.


Jean Rodrigues da Silva, secretário de saúde de Joinville e diretor-presidente do Hospital São José, explicou sobre como é a gestão de instituições públicas de saúde, tendo em vista as dificuldades de repasse de verbas. Segundo ele, existe uma alta entrega de serviço para a população diariamente, o que fez com que a questão da eficiência se tornasse o ponto-chave para a sua sustentabilidade. “No sistema público, o desafio é sempre voltado para o agora. Para o ontem” […] Temos a missão de promover (e não recuperar) saúde todos os dias, com organização e eficiência.”
Ao longo do evento, os palestrantes abordaram temas como responsabilidade civil, entrega de valor, padronização e gestão de setores hospitalares. Dentre eles, estava Bianca Piasecki, gerente de qualidade do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR). Piasecki frisou que “toda a liderança está envolvida em todos os processos” da instituição em que atua, fortalecendo a ideia da gestão hospitalar como um trabalho em equipe, ao invés de setores independentes trabalhando de forma alheia.
Ao fim, houve uma apresentação teatral do grupo “20V”, formado por profissionais do Hospital Dona Helena. Além dele, o coral Maria Carola Keller também esteve presente para acompanhar o grupo teatral com música e canto. O encontro também contou com a presença do prefeito de Joinville, Udo Döhler, e da enfermeira Daniella Farinella Jora, conselheira secretária do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN/SC), representando a presidente Helga Bresciani.