Vem aí a celebração da parceria entre o Musicarium e o bairro Cidade das Águas

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira – centro de formação de orquestras, com o propósito de desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação humanista e uma cultura musical de excelência – vai mais uma vez transbordar seus limites físicos e acadêmicos. Isso porque o projeto da sua futura sede agora já tem um local mais do que especial para sair do papel. No dia 8 de dezembro, às 19 horas, a instituição fará um evento para autoridades e convidados justamente para marcar e comemorar a doação do terreno, que vai abrigar a obra, feita pela Cidade das Águas para o Musicarium. Na oportunidade, será realizada ainda a apresentação da Orquestra Jovem Experimental.

A nova sede do Musicarium, que será composta por dois edifícios interligados, a Academia de Música e o Concert Hall, terá como destino o coração da Cidade das Águas, o 1º bairro-cidade de Joinville/SC, localizado no bairro Atiradores. A Cidade das Águas será um local para ser usufruído por toda a cidade, sem barreiras de entrada e saída, com mais de 30 mil metros quadrados de áreas destinadas a valorizar o convívio entre as pessoas em praças, calçadas, ruas e parques. Neste ambiente, o Concert Hall do Musicarium vai oportunizar  que a comunidade vivencie a música não apenas dentro da sala de concertos, pois o projeto prevê a transmissão de espetáculos com projeção de áudio e vídeo de alta qualidade na área externa do prédio, possibilitando que mais de duas mil pessoas apreciem as apresentações gratuitamente, criando um espaço de integração sociocultural único no país.

O conceito de cidade para pessoas, no qual o bairro Cidade das Águas está projetado, é um local para todos, independente de classe social. “Estamos unindo forças para desenvolver um dos melhores bairros do país. Nosso propósito é melhorar a cidade para as pessoas e construir lugares para a comunidade morar, trabalhar, estudar e se divertir. O Musicarium dará um charme especial ao nosso endereço. E a Cidade das Águas ajudará a potencializar e consolidar este trabalho cultural icônico em Santa Catarina. Esperamos que coisas boas sejam irradiadas para toda Joinville a partir desta parceria”, declara Marcelo Gomes, responsável pela construção do bairro Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e agora responsável pelo bairro em Joinville.

O terreno doado e destinado ao Musicarium será de aproximadamente 4.870 m², em uma localização privilegiada na Cidade das Águas, em que todos os caminhos no bairro levarão até ele.

WhatsApp Image 2021-11-24 at 13.53.26
O projeto arquitetônico do Musicarium é assinado pela Metroquadrado Arquitetura e contempla uma infraestrutura de padrão internacional, com projeto acústico desenvolvido pela Nagata Acoustics, que é responsável por muitas das melhores salas de concerto do mundo, como a Philharmonie de Paris, a Elbphilharmonie, em Hamburgo, e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles

 

 A qualidade deste equipamento cultural vem ao encontro do legado sociocultural do Musicarium para o futuro, dando acesso para crianças e jovens a uma infraestrutura adequada para promover a formação de músicos, orquestras de alta performance e a propagação da cultura na sociedade. 

Para Felipe Hansen, presidente do CRH e do Conselho de Administração do Grupo Tigre, essa união dos dois empreendimentos é inspiradora: “Desejamos estimular mais empresas e empresários a apoiarem  iniciativas transformadoras, como o Musicarium. A cultura está relacionada à geração de conhecimento. São valores essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. Esta parceria surge como um início transformador para ambos os projetos. A união entre Cidade das Águas e Musicarium faz Joinville caminhar para tornar-se um exemplo que irá inspirar outras cidades do Brasil a também serem melhores. O joinvilense merece um empreendimento que represente a grandeza de nossa cidade”.

A nova sede do Musicarium vai proporcionar ainda, uma significativa contribuição cultural à sociedade, recebendo orquestras do Brasil e do exterior, inserindo a cidade no circuito internacional de grandes concertos e eventos, contribuindo para alavancar também o turismo e o aquecimento da economia criativa na cidade. 

“Além da formação musical, os jovens alunos do Musicarium têm a oportunidade de tornarem-se excelentes cidadãos, grandes líderes de referência na sociedade e que contribuam para a transformação sociocultural do país. A consolidação tanto da Academia de Música, da Orquestra Filarmônica Profissional de excelência internacional em sua sede própria, prevista para 2030, permitirá a continuidade do círculo virtuoso de formação cultural e da cidadania na região. A transformação cultural também começa na nossa cidade, pois a nova sede vai atrair a acessibilidade de um grande público que poderá apreciar música de qualidade, gratuitamente, promovendo a formação de plateia, com um palco natural”, diz Sergio Ogawa, CEO do Musicarium.  

Em breve, o Musicarium lançará uma ampla campanha para mobilização de recursos para construção desta obra e desde já conta com o engajamento da sociedade para propagar e unir forças para a concretização deste grande legado.

Sobre o Musicarium

Com o objetivo de estabelecer uma Orquestra Filarmônica Profissional, o Musicarium surgiu em 2017 como Instituto Core de Música, um projeto do Core Excellence Center, focado na formação de base com musicalização infantil e iniciação musical. A relevância do propósito sociocultural do instituto se confirmou  no seu primeiro processo seletivo, onde as 100 vagas oferecidas foram disputadas por 700 candidatos dos quais 85% eram crianças e jovens da rede pública de ensino.

Após três anos, com metas cumpridas, uma Orquestra Infantojuvenil formada e novos objetivos ainda maiores no horizonte, o Instituto Core de Música assumiu identidade jurídica própria como Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira, do latim, o local onde se faz música. Com a perspectiva de tornar-se uma referência internacional na formação de jovens talentos e orquestras de excelência, continua transformando vidas por meio da música, fomentando a cultura e cidadania.

Atualmente, são mais de 180 alunos bolsistas, a partir dos quatro anos de idade, a maioria proveniente da rede pública de ensino, que recebem no Musicarium a melhor formação musical para tornarem-se músicos de alta performance, futuros professores e cidadãos de referência aptos a contribuir para a formação das futuras gerações e  a transformação sociocultural do país.

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.