Transplante Capilar Feminino: tudo sobre o procedimento e dicas

A maioria das mulheres é demasiadamente apegada aos cabelos e investem muito (tempo e dinheiro) para manter os fios bonitos e saudáveis. E não é para menos: estamos falando da moldura do rosto, que faz toda a diferença para a imagem. E por isso, a calvície feminina é tão temida. Os cabelos são um símbolo de feminilidade e a perda atinge diretamente a autoestima da mulher. Segundo a Dra. Vanessa Soares, dermatologista especialista em Doenças Capilares, a calvície feminina é causada por uma predisposição genética, no entanto, existem tratamentos disponíveis, dentre eles o transplante capilar.

Dra. Vanessa Soares, dermatologista especialista em Doenças Capilares

Será que é o meu caso?

Você percebeu que seu cabelo está ficando mais fino, menos volumoso ou caindo mais do que o normal? Se você disse sim para uma ou mais dessas perguntas, talvez esteja na hora de buscar uma ajudinha para verificar o que pode estar causando isso. A melhor forma de conseguir ajuda é consultar um dermatologista para fazer um diagnóstico correto. O dermatologista irá avaliar o grau e extensão da sua calvície e planejar o melhor tratamento para você. Durante a consulta também é possível avaliar se a cirurgia de transplante capilar está indicada no seu caso.

Vou fazer transplante. E agora?

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico realizado sob anestesia local. Não há necessidade de internamento. Repouso relativo é recomendado nas primeiras 72h e então é possível retornar as atividades cotidianas. O crescimento dos novos fios inicia a partir do 4 mês e o resultado final é visto após um ano e meio.

Quais as técnicas?

A técnica FUT (Follicular Unit Transplantation) extrai uma faixa de couro cabeludo da região da nuca. Os folículos são separados microscopicamente e implantados, um a um, nas áreas calvas. É a técnica mais utilizada em mulheres pois não há necessidade de raspar toda o cabelo e o resultado final é uma cicatriz linear discreta que fica escondida pelo cabelo.

A técnica FUE (Follicular Unit Excision) consiste na remoção de unidades foliculares individuais e implantação fio a fio. Ao invés da cicatriz linear, haverão múltiplas cicatrizes puntiformes em toda região posterior do couro cabeludo.

Ambas as técnicas FUE e FUT trazem bons resultados e a escolha da técnica deve ser individualizada caso a caso.

Minha vida vai mudar?

Quem faz pode e deve ter uma vida normal. Após a recuperação da cirurgia os cabelos crescerão normalmente. Não há problema em usar boné, tinturas, gel ou fixadores, por exemplo. Você só deve ficar atento com os cuidados e tratamentos prescritos pelo seu médico pois mesmo após a cirurgia, o tratamento clínico medicamentoso precisa ser mantido.

 

Picture of Mariana Woj

Mariana Woj

Inquieta, multitarefa, Mariana Woj é jornalista há dez anos, tem um filho e um gato, ama plantas, seriados e eventos sociais. Odeia arquivos em Corel, tem medo de lagartixa e é viciada em pipoca. Sempre gostou de unir as pessoas e proporcionar experiências positivas. Dentro do blog tem como proposta trazer agito e informação, destacando principalmente os eventos que a cidade mais populosa do Estado oferece e colocar em destaque pessoas que fazem acontecer.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.