Trabalha na área da saúde e está próximo de se aposentar? Saiba como fazer isso em 2021

Pessoas como médicos, eletricistas, engenheiros, frentistas entre outros que trabalham em áreas insalubres têm direito de receber uma aposentadoria especial. Em 2021, essa aposentadoria ganhou novas regras.  De acordo com Jean Postai, advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Souza Postai Advogados, quem trabalhou 25, 20 ou 15 anos exposto a atividades de nível baixo, médio e alto tem direito a esse tipo de aposentadoria.

“O que muda é que a partir de agora, os trabalhadores devem cumprir uma pontuação mínima, que é a soma da idade com o tempo em que contribuíram”, explica o advogado.

Os pontos necessários vão aumentando a cada ano que passa. Neste ano, serão 67 pontos para o trabalhador com 15 anos de recolhimento; 77 pontos para a categoria de 20 anos de recolhimento; e 87 pontos para o nível que exige 25 anos de contribuição.

Outra mudança imposta pela reforma, estabeleceu uma idade mínima de 60 anos para o segurado especial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de risco baixo, 58 anos para o de risco médio e 55 anos para o de risco alto. “Por tanto, é preciso se atentar à regra da idade mínima antes de solicitar a aposentadoria especial”, pontua o especialista.

Dessa forma, um metalúrgico (risco baixo), por exemplo, que começou a trabalhar com 20    anos de idade, poderia se aposentar antes da reforma, com 45 anos de idade, uma vez que completou 25 anos de atividade especial. Agora, com a reforma da Previdência, precisará ter pelo menos 60 anos de idade.

Como reivindicar o direito?

Através da apresentação de laudos técnicos, principalmente o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e a carteira de trabalho. Como dica, Jean Postai ressalta a importância de analisar com atenção as opções para evitar que o trabalhador receba um benefício inferior.

Picture of Mariana Woj

Mariana Woj

Inquieta, multitarefa, Mariana Woj é jornalista há dez anos, tem um filho e um gato, ama plantas, seriados e eventos sociais. Odeia arquivos em Corel, tem medo de lagartixa e é viciada em pipoca. Sempre gostou de unir as pessoas e proporcionar experiências positivas. Dentro do blog tem como proposta trazer agito e informação, destacando principalmente os eventos que a cidade mais populosa do Estado oferece e colocar em destaque pessoas que fazem acontecer.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.