Simpática, extrovertida e muito carismática, assim é a radialista, musicista e publicitária Juliana Pamplona. Comunicadora da Rádio Jovem Pan Joinville e Rádio Cultura AM, começou na Rádio em 2005 por um convite de Roberto Pascoal, na época gerente do Comercial da Rádio Transamérica. Juliana sempre teve como desafio a seguinte frase: “É melhor se arrepender de ter tentado, do que não ter tentado”, então, pensando assim aceitou o desafio e se apaixonou. Antes disso, trabalhava somente com música dando aulas de teclado e teoria musical na Arte Maior e fazia parte de uma banda italiana, a Finestra Del Cuore. Acredita que a música a ajudou na sua desenvoltura como locutora.
Como é seu trabalho como locutora? Quais as maiores dificuldades e o que mais te encanta nesse ramo? Ser locutora, comunicadora, é mágico! O rádio tem um encantamento único, não sabemos exatamente para quem estamos falando, para quantas pessoas. Temos que ter uma linguagem “neutra” para tocar o individual de cada um. Como cantora, sei cuidar da voz, o que ajuda a sempre estar com ela em dia. O maior desafio da locução é lidar com os próprios sentimentos, e não deixar vazar no ar. O ouvinte não precisa saber se você está triste, com problemas… ele está ali, querendo receber alegria, entretenimento e descontração. Quantas vezes fui ao ar chorando de saudades da minha mãe que já não está mais entre nós. E fico orgulhosa em dizer: ninguém percebeu.
Como é seu trabalho na TV? Faço poucos trabalhos para a TV, ainda! Comecei em 2007 por intermédio da Mayra Guimarães, no Tribuna do Povo, com o Nilson Gonçalves. Eu fazia merchans ao vivo e depois comecei a fazer comerciais em Curitiba. Mas 2012 está chegando e teremos novidades!!
Você também é musicista. Conte-nos um pouco desta história. Estudo música desde os 10 anos. Toco teclado, piano, flauta transversa e canto. Já estudei violão e acordeon. Dei aula de música durante oito anos, e tive que parar para me dedicar a rádio. Hoje tenho uma orquestra, o Cantinella, da qual fazemos cerimônias de casamentos e jantares. É um trabalho muito emocionante!
Tem algum desafio na vida profissional? Desafios aparecem todos os dias. Um deles foi a minha ida para o rádio AM também; na Cultura. Estou aprendendo cada dia mais. Outro foi a coluna na revista Duo, do Tony Furtado, onde estou escrevendo sobre música. Quer mais um? Virei professora universitária, para a turma de jornalismo do Ielusc.
O que gosta de fazer em termos de lazer? Vejo meu trabalho praticamente como um lazer. Lido com música, pessoas, eventos e aproveito para me divertir também. Mas nas horas vagas vou na academia, cuido de mim, e também reservo momentos para estar com a família, os amigos e com o maridão. Estamos juntos há oito anos, e o Lucas sempre do meu lado, apoiando, vibrando, orientando e fazendo lanchinhos.
E gostaria de agradecer muito o ano de 2011, foi maravilhoso! Cheio de conquistas e realizações. Espero que 2012 venha recheado de alegrias, saúde, amigos, festas e muita música para todos! Feliz Ano Novo galera!