O joinvilense Roberto Harger Filho, mais conhecido como Beto Harger, teve toda sua formação profissional em Curitiba. Graduado em Publicidade e Propaganda, sempre buscou fazer cursos extras na área de fotografia, redação, gestão e negociação, e fez especialização em Marketing, Planejamento e Gestão de Negócios. Beto já trabalhou em veículo de mídia e também esteve na área de marketing em uma companhia multinacional, tendo por isso contato direto com grandes agências do Brasil e do mundo. Em seguida entrou no mundo de agência, o que o encantou ainda mais.
Como surgiu a Mega? A Mega foi uma oportunidade muito interessante. O mercado está migrando para ações de comunicação cada vez menos voltadas para a mídia tradicional. O consumidor está em movimento, nas ruas, no trabalho e com excessos de informação, e foi com este intuito que surgiu a Mega: com o conceito de Marketing de Experiência. A cada peça, cada campanha, nos preocupamos com o impacto que o receptor terá.
O que mais te encanta nessa área? Os processos de criação, planejamento e produção de campanhas são muito cativantes. Existem muitas técnicas e ferramentas para envolver o consumidor, e é um ramo que está toda hora inovando. Afinal, trabalhamos com criatividade todo o tempo, mesmo quando não estamos efetivamente trabalhando.
Como é seu trabalho como publicitário? Por que escolheu essa profissão? Sempre fui muito eclético, desde o que usar para vestir até o tipo de música. Desde criança gosto de pesquisar e entender assuntos diferentes, e acredito que isso me puxou para a área de comunicação. O publicitário deve entender e ser um pouco de tudo, já que precisa ter ideias diferentes todos os dias. Uma hora estamos estudando sobre o consumidor classe C e outra hora temos que puxar o nosso “eu, boêmio” para ter ideias sobre bebidas. Na Mega, cada novo trabalho tem um novo processo e ele não precisa ser o mesmo todos os dias. Isso torna nosso trabalho apaixonante e ao mesmo tempo desafiador.
Algum desafio para sua carreira? Estamos especializando a Mega também para ações de internet. Nosso negócio não será apenas fazer sites, mas complementar as ações que já fazemos tão bem no mundo offline com o online. As ferramentas estão à disposição, mas para trabalhar bem o mundo online é preciso planejamento e uma boa estratégica, que sempre foi o grande diferencial da Mega.
Fale do que gosta de fazer em termos de lazer. A música é uma paixão antiga, por isso sempre tive banda de garagem. Outro entusiasmo é o Tiro ao Prato. No ano passado nossa equipe foi campeã do JASC por Joinville, foi um orgulho muito grande.