Alegre, dinâmico, inovador e supercompetente no que faz o maquiador e cosmeticista Alexandre Simas iniciou sua carreira como consultor de cosméticos de porta em porta, na década de 80. Ao longo desses 20 anos participou de vários cursos, se formou como esteticista em Curitiba, e se especializou em Cosmetologia pela Universidade Anhembi de São Paulo – SP. Além disso, fez recentemente um curso de Especialização em Cosmetologia Estética pela Unicastelo, de São Paulo – SP e sempre está reciclando em cursos e congressos em Paris, Zurich, Nova Yorque e Buenos Aires.
Como está seu trabalho hoje em dia? Há oito meses diversifiquei meus serviços e abri o Espaço Alexandre Simas com profissionais altamente competentes e produtos de qualidade. É uma boutique de cabelos, para clientes exigentes e com atendimento personalizado e especializado. Temos produções de penteados e maquiagens de alto glamour. Também sou responsável por aulas de maquiagem para os alunos da Escola Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville.
O que está em alta em termos de maquiagem? Quando se fala em tendência é preciso entender para que mulher se está orientando. Podemos citar tendências para jovens fashionistas que podem ousar em tons azuis celestiais cintilantes, rosados fortes e para completar o look esmaltes “grey” e “yellow soft”. Para uma executiva as variações de cores na paleta de sombras não devem sair dos marrons e beges, portanto o delineador pode ter uma referência de cor em púrpura, azul ou outra cor que harmonize com o estilo de vestir, não necessariamente com a cor que se veste. Para os lábios estarão em alta no verão os corais e todos os alaranjados e pinks. E nas faces os bronze colours que tem seu toque de glamour garantido.
E o que indica para tratamentos faciais? Em termos de tratamentos faciais o mais importante é a prevenção. Nunca deixar de usar proteção labial e protetor solar, que devem fazer parte da necessaire de qualquer pessoa que pretende manter-se jovem ao longo dos anos. Para quem passou dos 30 anos, cremes com novas tecnologias em base de células troncos faz toda a diferença, não milagres como sempre se espera. O importante é que se tenha rotina cosmética diária: diurna e noturna, orientada por um profissional dermatologista ou cosmeticista.
Quais seus desafios na vida profissional? Um dos meus desafios já está em andamento, um dia por mês, em minha clínica, dedico o meu tempo a um projeto social de suma importância para adolescentes e jovens. Juntamente com a vice-presidente Eliane Martines da ONG – ACNENACOMUNidade e o apoio da Drogaria Catarinense (manipula e fornece todos os produtos para tratamento em home-care), fazemos uma triagem e tratamentos para jovens com acne em grau I , II e III.
E o que gosta de fazer em termos de lazer? Sair com amigos pra jantar e ir ao cinema. Livros, flores e música são hábitos que inspiram o meu dia a dia, em casa e no trabalho.