A joinvilense Patricia Zimmermann, conselheira na cadeira de formação em cultura do Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville e secretária da Associação Joinvilense de Teatro – Ajote sempre esteve envolvida de alguma forma com a área cultural. Dançou ballet clássico desde pequena, é técnica em História da Arte e hoje em dia participa ativamente dos movimentos que envolvem o desenvolvimento de políticas culturais no país, através de encontros, congressos,seminários,Design entre outros. Além disso, entre 1996 e 2007 trabalhou como designer na Patricia Zimmermann Interiores – Empresa do segmento de design de interiores.
Como foi o início de sua carreira profissional? Trabalhei por muito tempo como Designer de Interiores. Fui responsável pela coordenação e produção da Exposição de Design de Interiores do Shopping Mueller em 2002, reunindo grandes nomes do mercado nacional e internacional de Arquitetura e Design e fui Designer responsável pela 1ª Mostra Dohler Club.
Depois disso se especializou na área de comunicação empresarial e eventos? Foi isso?
Exato.Sempre gostei de estudar e sou muito curiosa.Tenho ampla experiência na organização de eventos de Arquitetura, Design, Lazer,Esportes e Cultura, assim como na coordenação de equipes,
planejamento estratégico em comunicação, responsabilidade social empresarial e gerenciamento de crises. Já prestei diversos serviços, tais como: coordenação técnica do Festival de Dança de Joinville, Copa SC de Hipismo , Aberto de golfe e os 10 anos da Ajote com a reabertura do Galpão na Cidadela Cultural Antarctica.
E como aconteceu sua inclusão na área da cultura? Como foi esse processo? Quando concluí a especialização em comunicação, pesquisava a relação entre comunicação e educação e fui parar na Escola de Comunicação e Artes da USP. Lá duas pessoas maravilhosas, a professora Margarida
Kunsh e o professor Ismar Soares, me incentivaram a entender minhas competências e a experiência adquirida até então. Participei de um programa de Capacitação do Ministério da Cultura em 2009 e recebi vários convites para desenvolver alguns projetos entre eles, assumir aProdução Cultural do Teatro Novo Tempo, grupo de teatro da terceira idade que foi um presente na minha vida.Desenvolvemos juntos o projeto – As novas do Novo Tempo – apoiado pelo SIMDEC com a montagem das peças teatrais “A mais Forte” e “Meu nome é Herbert” que foram apresentadas em 10 locais distintos em 2011/2012 e já tem temporadas agendadas para o mês de maio e junho.
O que gosta de fazer nas horas livres? Adoro ler, viajar e testar receitas com meus amigos e a família em nossa casa. Além disso, amo lidar com os cavalos, é um prazer.