Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Agro Veterinário da Udesc de Lages, há23 anos, e com especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Juliano Souza de Liz acaba de finalizar pós graduação em Acupuntura Veterinária pelo Ibrate – Instituro Brasileiro de Therapias e Ensino em Curitiba (PR). Proprietário da Clínica Cão de Mel desde 1994, que atende animais de pequeno porte como cães, gatos e silvestres, sua paixão pelos bichos vem desde a infância.
Como surgiu a ideia de fazer pós graduação em Acupuntura? Há alguns anos atrás eu tive um problema de coluna e após fazer um tratamento tradicional sem sucesso uma cliente indicou a Acupuntura. E mesmo descrente ouvi o conselho dela e após a segunda sessão percebi que já estava melhorando. Foi aí que o médico especialista Dr. Rogério Suzuki me incentivou a fazer o aperfeiçoamento neste segmento em animais.
Quais os principais benefícios da Acupuntura para os animais? A acupuntura, conhecida também como medicina tradicional chinesa, é uma terapia completamente diferente aos padrões da medicina tradicional. Ela trata toda e qualquer enfermidade, principalmente as consideradas crônicas. Nos equinos ela responde muito bem em problemas de cólica de caráter agudo e convém salientar que os cavalos são os animais que mais rápido respondem ao tratamento. O maior benefício é trazer analgesia sem precisar intervenções mais radicais, como medicamentos e até cirurgias em alguma situações.
Em que situações são mais recomendadas este tipo de tratamento? Obesidade, distúrbios psicossomáticos, como por exemplo, dermatite por lambedura e convulsões em cães e gatos e sequelas nervosas de sinomose nos cães. Distúrbios osteoarticulares, como displasia coxofemural e hérnia de disco, gastrointestinais e muito bem indicado também para pacientes geriátricos. Outra indicação é para animais como problemas dermatológicos .
Qual o tempo de médio de tratamento para obter um bom resultado? Varia muito de caso para caso, dependendo do tipo de enfermidade e do temperamento do animal. Por exemplo, os cães da raça basset dachsund, muito suscetíveis a hérnia de disco, podem responder ao tratamento logo após a segunda sessão. Já os animais com distúrbios psicossomáticos o tratamento pode ser contínuo mesmo que espaçando as sessões.
O que gosta de fazer quando não está se dedicando aos animais? Gosto muito de praticar esportes tais como: windsurf, corrida, futebol e natação. Acredito que o exercício físico é um fator preponderante para a saúde, bem estar e uma boa qualidade de vida. Sou também apreciador de uma boa leitura e indico o livro “Os Donos do Futuro”, de Roberto Shinyashiki.