Projeto propõe maior integração social e uso dos espaços públicos e privados de forma integrada e segura; local estará disponível à toda comunidade
A integração de espaços públicos é um dos principais desafios da arquitetura moderna, impulsionada por megatendências de estilo de vida, onde as pessoas buscam trabalhar, morar e se divertir em uma única região. O projeto da rua decorada, na Cidade das Águas, compõe o primeiro edifício do bairro que já está sendo construído e se apoia nessa perspectiva, transformando o conceito de ambiente de passagem, para um local de conexões entre pessoas e vivências.
A integração entre espaço público e edificação é um dos pontos-chave da Cidade das Águas, que traz um ambiente desenhado nos detalhes e para as pessoas. “A calçada, por exemplo, terá cerca de 11 metros. É muito convidativo para que moradores e visitantes possam passear, caminhar e curtir. O foco é a qualidade de vida e ter esse olhar para as pessoas é muito mais do que valorizá-las, é inspirá-las para essa vida urbana”, destaca Rafaela Rodrigues, arquiteta da Cidade das Águas.
A ideia é resgatar o hábito das pessoas ocuparem as ruas como se fosse o coração de uma cidade ou bairro. Uma área de interação social, entretenimento, trabalho e lazer. Vale destacar que a rua virá acompanhada de um parque linear de aproximadamente 1.500 m² . “A rua começa a ser construída no início de 2024 e é um espaço público de uso essencial no cotidiano de todos. O que estamos propondo é que ela volte a ser um lugar de permanência, atividades sociais e encontros entre pessoas”, explica Juliana Castro, arquiteta urbanista e sócia-proprietária da JA8 Arquitetura Viva, referência nacional em street scape, placemaking, paisagismo e responsável pelo projeto na Cidade das Águas.
A rua decorada será especialmente ambientada para a permanência e pertencimento. Além de trabalhar com escala equilibrada, o projeto contempla elementos para que a via seja extremamente agradável, como arborização, inserção de mobiliários e muitos elementos com água.
Uma assinatura da JA8 Arquitetura Viva é a implementação do lúdico em todas as suas propostas e desta vez não será diferente. “Vamos implementar muitos espaços de brincar nas ruas para as crianças e suas famílias, garantindo atrativos e diversão, mas com muita segurança”, completa Juliana.
A proposta também prevê a inclusão de fachadas ativas – a integração entre rua e as edificações, garantindo o fluxo seguro para mobilidade, mas também ambientes amigáveis para a permanência e circulação de pessoas.
Muito além de um projeto arquitetônico, será uma forma de catalisar o desenvolvimento econômico, oferecer mais qualidade de vida e estimular uma nova forma de convivência com o ecossistema urbano.
Sobre a JA8 Arquitetura Viva
Com foco em atuação em bairros planejados, complexos imobiliários e turísticos de grande porte, edificações de uso público, equipamentos urbanos e espaços públicos, como ruas, praças e parques, a JA8 Arquitetura Viva atua no mercado há mais de 23 anos.Com projetos criados em mais de 10 estados brasileiros, atua com a missão de criar lugares onde as pessoas se sintam bem e tenham vontade de permanecer.