Com aprovação para captação em dois projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, entidade movimenta esforços para conquistar recursos e ampliar ações para os estudantes
Com mais de 180 alunos bolsistas, o Musicarium Academia Filarmônica tem o importante desafio de viabilizar a construção da nova sede, que poderá atender mais estudantes e oferecer mais acesso à cultura. Entre as ações para conquistar mais apoiadores para o projeto, o Musicarium realizou um concerto especial nesta última semana, no Instituto Core, para convidados.
O objetivo do evento foi sensibilizar novos apoiadores para o Musicarium, a fim de possibilitar a execução dos projetos aprovados neste ano, por meio de editais públicos.
A primeira aprovação foi anunciada no primeiro trimestre, pela Lei de Incentivo à Cultura, com autorização para captação de R$ 12.007.707,31. O montante será destinado para a Elaboração dos Projetos Executivos de Arquitetura e Complementares para Construção da Academia e Sala de Concertos Musicarium, ou seja, desenvolvimento dos projetos de engenharia, arquitetônico e acústico. A criação da nova estrutura é um investimento para conseguir atender mais jovens e proporcionar maior participação da comunidade.
E recentemente, a instituição recebeu a aprovação do Ministério da Cultura para captar cerca de R$ 3 milhões em recursos para manutenção de bolsas de estudos e a realização de uma turnê internacional em 2024. No roteiro, Suíça, França e Alemanha, com apresentações em cidades-irmãs de Joinville. Será a primeira vez que um grupo de alunos da orquestra, mais especificamente a Camerata de Cordas, irá viajar para o exterior para uma turnê, tendo em seu repertório música brasileira.
“São oportunidades que mostram a relevância do Musicarium. Não apenas para Santa Catarina, mas para o Brasil. Com a aprovação de captação de recursos, poderemos garantir aprendizado com excelência ainda maior para nossos bolsistas, além de abrir mais vagas e oportunidades para novos alunos no mundo da música orquestral”, explica Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.
No entanto, a aprovação dos projetos é apenas um passo desta grande jornada. É necessário captar recursos, por meio de parcerias com empresas e apoiadores. Isso porque a legislação funciona com base na renúncia fiscal. Pessoas físicas ou jurídicas podem escolher destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para projetos culturais, prática também conhecida como mecenato. Ou seja, é necessário buscar empresas que queiram destinar seu imposto para o projeto.
“Temos um grande desafio pela frente, mas acreditamos na sensibilização das pessoas de verem a arte como uma ferramenta de transformação social. Cada pessoa ou empresa que apoia pode transformar a história de uma criança, de uma família. Esperamos viabilizar os projetos aprovados em breve”, ressalta.
Sobre o Musicarium
O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestra, localizado em Joinville/SC, que tem como objetivo desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. Atende 180 crianças e jovens a partir de 4 anos de idade, todos bolsistas. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios.
Faça parte dessa história
Acesse www.musicarium.org.br/leideincentivo e saiba mais como se tornar apoiador.