Música para crianças: vivência musical e aprendizagem

A música embala a vida das pessoas desde sempre. Quando se está na barriga da mãe, pós nascimento com as cantigas de ninar, depois por toda a vida. A cada faixa etária um estilo, um propósito e uma identidade. Apesar de cada um ter um gosto, a música tem algo em comum: ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico de crianças e adolescentes, além de facilitar o processo de aprendizagem.

Na Escola de Música Arte Maior, em Joinville, desde 1996 é oferecido o curso de Formação Musical para crianças, cuja metodologia foi desenvolvida por meio de uma ampla pesquisa e fundamentada nos educadores Dalcroze, Orff, Kodaly, todos referência quando o assunto é educação musical. “A música desenvolve a concentração, criatividade, socialização, coordenação motora, percepção, desenvolvimento da linguagem, memória auditiva e inúmeros outros benefícios que são desenvolvidos conforme a necessidade do aluno.  Além disso, a Arte Maior vem trabalhando e desenvolvendo, com sucesso, aulas para crianças com autismo, Síndrome de Down, Síndrome de Asperger, que envolvam o desenvolvimento da comunicação, do aprendizado e da interação social a partir da música”, completa Kátia Siqueira, diretora da Escola de Música Arte Maior.

A partir dos oito meses já é possível desenvolver um trabalho direcionado. O curso é dividido em fases: vivência musical para bebês – oito meses a três anos; pré iniciação musical – três a cinco anos; iniciação musical – cinco a sete anos; e linguagem musical – a partir de sete anos. “Em cada fase são usadas ferramentas necessárias para compreensão da linguagem musical própria. Os conteúdos são planejados por meio de atividades usando elementos como ritmo, intensidade, timbre, músicas folclóricas, leitura musical e prática instrumental, direcionados a cada faixa etária proporcionando um crescimento e amadurecimento gradual e divertido à criança”, explica Kátia.

Para atender de forma adequada os alunos, os professores passam por constante aprimoramento com educadores musicais reconhecidos nacional e internacionalmente. Piano, teclado, violão, violino, violoncelo, flauta doce, guitarra, baixo, bateria, canto coral, instrumentação Orff (xilofone) e prática percussiva com boomwhackers (tubos sonoros) são algumas das atividades oferecidas para a criançada, sempre focando no bem-estar e no aprendizado.

Mais informações em: www.artemaiorjoinville.com.br/cursos/musicalizacao-infantil.

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.