Março é o mês de combate ao câncer colorretal

Como grande parte dos tumores de intestino não apresentam sintomas, eles são detectados por exames. Por isso, há a recomendação de realização de exames periódicos para todas as pessoas com mais de 50 anos de idade e em grupos de risco para pessoas com menos de 50 anos. “Os sintomas de câncer colorretal dependem do tamanho e da localização do câncer. Os mais comuns incluem alterações nos hábitos intestinais e na consistência das fezes, sangue nas fezes, dificuldade de evacuar e desconforto abdominal”, diz.

Célio Kussumoto
                         Célio Kussumoto

 

O tratamento para o câncer colorretal evoluiu muito nos últimos anos. “Em estágio inicial, a chance de cura do câncer colorretal é de 70 a 90%, por isso a prevenção e controle são essenciais”, ressalta o oncologista.

Apesar de ser uma doença que atinge, em sua maioria, pessoas acima de 50 anos, nos últimos anos tem se registrado aumento da incidência da doença entre a população mais jovem, uma tendência que também acontece no Brasil. Estudo publicado no “British Medical Journal” neste mês de março indica a obesidade como um dos fatores que elevam os riscos de câncer colorretal. “Os péssimos hábitos alimentares somados ao sedentarismo resultam numa população acima do peso, ou seja, obesa, e ainda com altos riscos de desenvolverem tumores no intestino”, explica Kussumoto.

 

A prevenção do câncer colorretal está baseada em hábitos saudáveis. Uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, evitando bebidas alcoólicas e o consumo de carnes processadas, sem esquecer da prática de exercícios físicos.

Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.