A Câmara de Vereadores vai conceder ao presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli, o título de Cidadão Honorário de Joinville. A sessão solene é aberta ao público e acontece na terça-feira, 20, às 19h30, no plenário do legislativo. A homenagem é indicação de James Schroeder (PDT) com aprovação unânime dos 19 vereadores.
Martinelli nasceu em uma família de agricultores, em Siderópolis, tem 68 anos. Para estudar, frequentava seminário no Sul do Estado e, por meio dele, foi para São Paulo para estudar no ensino médio. Depois fez vestibular e formou em direito pela Universidade de São Paulo (USP), curso concluído em 1976; na mesma instituição obteve especialização em direito tributário e societário. No retorno, casou-se com a jaraguaense Neusa Martinelli com quem tem um casal de filhos.
No segmento empresarial, aprendeu com os empresários Baltasar Buschle e Eggon João da Silva: um com perfil paternalista, cobrando postura sóbria; outro com os ensinamentos de ter o olhar humano para as pessoas e a comunidade. O livro de cabeceira, “A Meta”, escrito por Eliyahu Goldratt. É presidente do Martinelli Advogados, também Consul Honorário da Itália em Joinville e Região e Cavaliere Della Ordine Della Stella Della Solidarietà Italiana, título concedido pelo Governo Italiano.
Na ACIJ, foi presidente entre 2014 e 2015, depois 2015 a 2016, na gestão de 2018 a 2019 sendo reconduzido para o mandato de 2019 a 2020. Concomitante a ACIJ, preside o Conselho de Administração da Softville, instituição com enfoque no desenvolvimento tecnológico de Joinville. É consultor de empresas há mais de 35 anos, com participação em conselhos de administração e integra processos de sucessão empresarial.