Instituto Juarez Machado

Com sua simpatia, alto astral, cordialidade e genialidade de sempre, o artista plástico Juarez Machado, ao lado de sua mulher Melina Mosimann, abriu em primeira mão para a imprensa na manhã de quinta (20,) o Instituto Juarez Machado, um centro cultural internacional construído na Rua Lages, 994, local que serviu de moradia para a família Machado nos anos 60.

IMG_3952
Juarez Machado com a mulher Melina Mosimann, diretora administrativa do Instituto. (crédito Alana Schwoelk)
004
Juarez Machado concedendo entrevista

 

045
Bate-papo com a imprensa

A inauguração para amigos e convidados será no dia 25 de novembro e vem com emoção em dose dupla. Nesse dia, além de ver seu Instituto tão sonhado de portas abertas, contará também com a presença de seus três filhos que há 15 anos não se reuniam. Mas Juarez já antecipa uma coisa: ele  receberá a todos com muito carinho, porém não irá tirar fotos posadas com ninguém. “O tempo será muito curto, adianta o artista”.

IMG_3905 (1)
E eu já garanti minha foto com esse artista maravilhoso, que nos faz ficar horas vidrados com suas divertidas histórias. (crédito Alana Schwoelk)

Antigo sonho de Juarez o novo espaço vem para consolidar o inusitado circuito Paris, Rio e Joinville, no qual o artista mantém seus ateliês. A sede do Instituto privado, sem fins lucrativos, tem estrutura física de mil metros quadrados de área construída, foi implantada com recursos próprios do artista e inaugurada com apoio de parceiros. Ele está dividido em duas partes: na frente está a casa onde sua mãe dona Leonora Busch Machado viveu, estrutura que abriga a loja (que venderá artigos com estampas de obras do artista), o escritório, uma cozinha, os banheiros e, no sótão, o atelier cenográfico de Juarez. 055 E a parte de trás é um galpão que remete a estrutura de uma fábrica, com grandes janelões de vidro voltados para o Sul, para receber a luz natural, como faziam as primeiras indústrias de Joinville quando a energia elétrica era um produto escasso e raro. 033 A idéia do Instituto vai muito além de contemplar o vasto acervo e memória do artista, pretende também abraçar toda e qualquer manifestação artística, sendo uma referência mundial para eventos teatrais, música, literatura, palestras, debates, oficinas de artes visuais, encontro de cineastas e produtores, lançamentos de livros, entre outros, que serão um verdadeiro intercâmbio, visto que Juarez Machado possui contatos em diversos países.

Veja algumas das obras que estão expostas:

A exposição inaugural do espaço não poderia ter outro tema: bicicletas.  “A bicicleta na vida e na obra de Juarez Machado”, é composta por 60 telas e outros tantos pertences do artista, como objetos pessoais, fotografias e um lugar exclusivo dedicado ao primeiro quadro que lhe rendeu dois prêmios e foi pintado sob um papelão: o 2º Prêmio em Pintura no Salão dos Novos e Menção Honrosa no 13º Salão da Primavera, em Curitiba, em 1961. 016

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.