Inédito em Joinville, Festival de Cultura Ambiental apresenta sessões gratuitas de produções audiovisuais

Filmes, documentários e curtas-metragens estão na programação do evento, que faz parte da 10ª Semana Lixo Zero Joinville. Biocêntricos é a atração da mostra.

“Um filme sobre a biomimética e as pessoas que, ao escolherem a natureza como inspiração, colocam a vida no centro de suas decisões”. Esse é um resumo curto do longa documental Biocêntricos, dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo, e que abre oficialmente o Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow. O evento faz parte das mais de 150 atrações da 10ª Semana Lixo Zero Joinville, que ocorre em vários pontos da cidade entre os dias 20 e 28 de outubro. 

Com filmagens no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão e na Costa Rica, o longa documental mostra como a bióloga e ativista Janine Benyus influencia a obra de ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos com a criação da Biomimética – processo de inovação científica que busca, na evolução da vida na terra, a inspiração de base para solucionar os problemas mais caros à humanidade contemporânea. 

Narrado pela própria Janine, o público conhece as motivações e teorias científicas por trás do pensamento dos biomimeticistas, como são chamados os inventores adeptos desta ciência. Acompanhando a rotina de nove personagens em seus campos de atuação, o filme entrelaça suas histórias com imagens da natureza em sua plenitude, mostrando em detalhes desde o funcionamento de uma árvore centenária, que vai muito além de dar sombra ou servir de material para construções, a estratégias sofisticadas de certas espécies de plantas e animais para sobreviverem.

A sessão de Biocêntricos que abre oficialmente o Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow será realizada no dia 23 de outubro, às 9h30, no Cinema GNC do Shopping Mueller. Uma segunda sessão será realizada no mesmo dia, às 16h, no auditório do Bloco F da Udesc Joinville. Após cada sessão, haverá um bate-papo com a diretora do filme, Fernanda Heinz Figueiredo, que vem a Joinville especialmente para o evento. A participação do público é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia neste link. 

“Temos certeza de que esse documentário vai impactar os telespectadores e, pela importância do tema, não medimos esforços para trazê-lo para Joinville, ainda mais com a presença da Fernanda, que irá contar um pouco como foi dirigir essa produção”, destaca Gustavo Ritzmmann, co-fundador do Coletivo Joinville Lixo Zero e um dos organizadores da Semana. 

Festival homenageia ambientalista produtora de orgânicos da cidade

Em cada edição, o Festival de Cultura Ambiental deverá homenagear uma personalidade de Joinville da área socioambiental. A primeira escolhida foi a ambientalista e produtora de orgânicos, Nilsa Gramkow. Além da produção de alimentos no Sítio Rio do Braço, ela foi responsável por liderar a recuperação do rio de mesmo nome, que passa pela propriedade, ao plantar, com ajuda de voluntários, mais de 30 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, o que garantiu a revitalização de toda área ao redor desse rio.  

Além das sessões de Biocêntricos, também no dia 24 de outubro, às 16h, haverá a exibição do documentário Maré de Conflitos, do diretor Altamir Andrade, na sede da OAB Joinville (Rua Amazonas, 46, Saguaçu). Após a sessão, haverá palestra com a delegada Tânia Harada sobre Fiscalização Criminal e Resíduos Sólidos, seguida de bate-papo com o público presente. 

Esquenta – Ainda antes da primeira sessão do documentário Biocêntricos, no dia 23, na programação do Festival está prevista a apresentação, no dia 22 (domingo), de três curtas metragens voltados para crianças. As sessões fazem parte da programação do Festival Enraizar, que será realizado das 10h às 19h no Centro de Artes e de Esportes Unificados (CEU) do bairro Aventureiro, localizado na Rua Theonesto Westrupp, 627. As sessões ocorrem das 13h às 14h. E a programação pode ser acompanhada no perfil @festivalenraizar no Instagram.

No total, o Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow apresentará 10 produções, entre filmes, documentários e curtas-metragens, que poderão ser apreciados de graça pela população da cidade. A maior parte das sessões serão realizadas no sábado, 28 de outubro, entre 10h e 17h, na sala de cinema da Associação Atlética Tupy, localizada na rua Prefeito Helmuth Fallgatter, 3605, Boa Vista. 

Segundo o cineasta e produtor do evento, Juliano Jules, a seleção dos filmes foi realizada em parceria com o Festival Internacional de Cinema Ambiental de SC (FICASC), Pupilo TV e Futuro Coletivo Filmes. No dia 28 de outubro, além das projeções, na agenda do evento há atividades extras, que poderão ser acompanhadas pelo público, como Oficina Sodexo de Reaproveitamento de Alimentos, Oficina de Animação Stop Motion com Materiais Reciclados em parceria com a Unicolab, Oficina de Compostagem, Encontro de Brechós, apresentação do projeto Arte para Todos e exposição Menstruação Sem Tabus e Sem Lixo. Além disso, haverá entrega de brindes para os destaques das ações internas da Tupy na Semana Lixo Zero 2023.

Um projeto como esse dá vida e visibilidade a ações que são tão necessárias quanto urgentes. Torna também iniciativas que podem ser individuais numa experiência coletiva. Tudo isso de uma forma lúdica, onde arte, cultura e ativismo se misturam numa programação variada e capaz de dialogar com públicos diversos, que estão em diferentes etapas nos seus comprometimentos com a causa ambiental. Ou seja, é um festival para todo mundo”, destaca Jules.

A programação completa do Festival pode ser acessada no site da Semana Lixo Zero Joinville (www.semanalixozero.com.br/joinville). Esta edição, que comemora os 10 anos de realização da Semana na cidade, é apresentada pela Schulz S.A e tem como patrocinadores a Docol, Luz Contadores, Reset Descarte Tecnológico e Termotécnica. Esta edição conta ainda com o apoio da Prefeitura de Joinville, Favretto e Shopping Mueller.

Serviço: 

Festival de Cultura Ambiental – Nilsa Gramkow

Quando: sessões nos dias 22, 23 e 28 de outubro.

Abertura Oficial: 23 de outubro, às 9h30, com apresentação do longa documental Biocêntricos. No cinema GNC do Shopping Mueller. 

Quanto: Gratuito. 

Programação completa: www.semanalixozero.com.br/joinville

Picture of Taísa Rodrigues

Taísa Rodrigues

Sou jornalista e assessora de comunicação, com foco na construção de marcas vivas. Com trajetória profissional de quase 20 anos na área de comunicação, possuo vasta experiência na área e já atuei em diversas frentes como redação de jornal e TV, rádio, revista, site, redes, empresas e assessorias para os principais festivais e eventos de SC e Brasil.

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.