Ginecologista Natacha Machado orienta mulheres sobre os sintomas mais comuns desta fase, tipos de tratamento, sexualidade, relacionamento, bem-estar e qualidade de vida
Entre os 45 e 55 anos, em média, as mulheres entram na menopausa, fase em que os ovários deixam de produzir óvulos e hormônios e a menstruação cessa definitivamente. Cerca de cinco anos antes, em um período de transição chamado climatério, uma série de sintomas começa a aparecer.
Especialista no assunto, a ginecologista e mestre em Saúde, Natacha Machado, acaba de lançar o eBook “Dez coisas que você precisa saber sobre a menopausa e a reposição hormonal”. O livro digital está disponível para mulheres de todo o país e pode ser acessado gratuitamente no Instagram @natachamachado.
A publicação trata de temas como os sintomas mais comuns da menopausa, os tipos de tratamento disponíveis e esclarece as principais dúvidas sobre a terapia de reposição hormonal, além de abordar questões como sexualidade, relacionamento, bem-estar e qualidade de vida após os 50 anos.
De acordo com a médica, em maior ou menor intensidade, no mínimo 70% das mulheres terão queixas importantes relacionadas à menopausa, com interferência direta na saúde e na rotina. “A menopausa é inevitável, mas é uma fase que pode ser superada sem ‘grandes traumas’. O que não podemos é achar que, por ser natural, devemos nos conformar com todos os efeitos incômodos e indesejáveis”, diz Natacha.
Inspirada em tantas pacientes que chegam ao consultório cheias de dúvidas ou desmotivadas porque consideram a menopausa o fim da vida, a ginecologista decidiu lançar um eBook gratuito para compartilhar as informações com o máximo de mulheres possível.
A menopausa, continua Natacha, dá fim à fase reprodutiva feminina, mas não produtiva. “É triste pensar que muitas mulheres encaram esse período como um término, quando, na verdade, a vida ainda tem muito a nos proporcionar. A questão é como vamos lidar com as décadas que teremos pela frente. Você será aquela mulher que se acomoda à espera da velhice ou aquela que faz planos para o futuro?”, questiona a especialista.
Além das questões médicas, reflexões como esta estão no eBook da médica que defende uma abordagem integral no tratamento das pacientes. “É gratificante ver mulheres saindo do meu consultório mais saudáveis, felizes e seguras, por isso, quero ser uma amiga, uma conselheira, uma orientadora para a vida”, afirma.