Exposição Cantos do Desamor e Livro Língua Hunsrück

Nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, às 17h, o acervo do Instituto Internacional Juarez Machado será enriquecido com a doação de mais de uma centena de obras originais assinadas pela artista brasileira/polonesa Heliana Grudzien.

Produzidas nos ateliês da pintora nas cidades de Varsóvia e Cracóvia na Polônia, todas as 122 obras ilustram os poemas da poeta, historiadora e crítica de arte Adalice Araujo (1931- 2012) que atuou no movimento cultural do Paraná. Fruto de correspondências trocadas entre a escritora no Brasil e a pintora na Polônia, resultou na edição do livro Cantos do Desamor editado na década de 1990 nos dois países contando ainda com a apresentação do poeta catarinense Lindolf Bell (1938-1998).

O material foi reunido e pesquisado pelo diretor artístico do IIJM, e inspirou Edson Machado a fazer a curadoria da exposição que intitulou de Cantos do Desamor – Poemas e Ilustrações.

livro

O público poderá também apreciar na exposição Cantos do Desamor um capítulo inteiro dedicado aos catarinenses poeta Cruz e Sousa “o Bruxo da Ilha”, cineasta Silvio Back, e artistas Juarez Machado, Elke Hering além de Lindolf Bell.

Nesse mesmo dia, será lançado o livro “Língua HUNSRÜCK: Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil” de autoria do jornalista e pesquisador catarinense Ozias Deodato Alves Júnior.

O livro  relata quase dois séculos desse idioma falado em Santa Catarina (sobretudo na Região da Grande Florianópolis), mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, oeste da Argentina e em pequenas comunidades de agricultores de origem sulista que foram para o Mato Grosso e norte do Brasil na expansão agrícola dos anos 1970. O autor apresenta o dialeto, hoje sob forte risco de extinção, dividindo sua pesquisa em breve histórico da colonização alemã no sul do Brasil, tópicos de gramática, resgates culturais e depoimentos de “falantes” – hunsrückisch – quase sempre idosos.

Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.