Entrevista Sala VIP com Mônica Guimarães



Natural do Rio de Janeiro, a endocrinologista Monica Guimarães mora em Joinville desde 1995. No segundo ano da faculdade já sabia que queria se especializar em endocrinologia por influência de uma excelente professora e orientadora, a dra. Vivian Ellinger, que recomendou estágios e mostrou a beleza da especialidade. Logo após a conclusão da faculdade em 1992, fez pós-graduação em endocrinologia pelo Instituto Carlos Chagas, no Rio de Janeiro, em 1995. Posteriormente, em 2006, fez uma nova pós-graduação, agora em Nutrologia, pela Associação Brasileira de Nutrologia, com sede no estado de São Paulo.
Como foi o início de sua carreira profissional? Em Joinville fiz parte do 1o grupo de médicos do programa Saúde da Família da cidade. Em conjunto com outros novos médicos na região, cadastramos e organizamos a estrutura do hoje bem sucedido programa saúde da família em Joinville. Em paralelo a isso, iniciei meu consultório no bairro do Boa Vista e entrei para o corpo clínico do Hospital Dona Helena. Com a chegada do 2o filho, saí do programa saúde da família, trocando para atendimento em posto de saúde, como clinica geral. Além disso, iniciei atendimento no departamento médico da Tupy, onde permaneci por três anos. Com a melhora de fluxo no consultório, abri um novo espaço no centro da cidade, no Edifício Medclinicas.
Você se sente realizada profissionalmente? Adoro a minha especialidade, assim como o fato de ser médica. Atendo muitos grupos familiares, conheço as suas estórias e muitos se tornaram amigos. Gosto da ideia do “médico de antigamente”, que atendia com calma, que abria um canal para ser encontrado quando necessário. Por isso mesmo necessitei suspender o atendimento por convênios. Esta forma de lidar com os pacientes seria impossível tendo a base de remuneração dos convênios.
Que tipo de alimentação considera ideal para termos uma boa saúde? Os pacientes me procuram principalmente para orientações nutricionais, para aprenderem a se cuidar melhor para um futuro mais saudável, para tentar evitar as doenças tão comuns no ” mundo moderno”. Nós somos o que comemos. Isso é um fato. A alimentação balanceada, onde se pode comer de tudo um pouco, sem exageros, é considerada a ideal para manutenção da saúde a longo prazo. Claro que há casos especiais, como quando a pessoa é diabética ou apresenta outras alterações que necessitem de uma alimentação mais diferenciada. 
O que gosta de fazer nas horas livres?  Adoro ler e viajar. Há pouco tempo também descobri o prazer e a beleza de uma refeição bem preparada. Fiz três períodos no curso de graduação em gastronomia na Univille, onde descobri sabores incríveis e conheci pessoas muito especiais. É todo um mundo novo, de novas percepções, fora daquele ambiente teórico da nutrologia. Gostaria de em breve, retornar para concluir mais esta graduação, quem sabe?
Foto de Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.