Natural de Ibirubá (RS), onde morou até a adolescência, o cirurgião plástico Márcio Grave veio para Joinville há cerca de seis meses para fazer parte do quadro médico da Clínica Azulay e Zanella. Exigente consigo mesmo, sempre teve muita sede para aprender. E desde sua infância já sabia que queria ser médico. Quando começou a auxiliar nas cirurgias, durante o segundo semestre da faculdade, foi paixão à primeira vista. Decidiu ser cirurgião naquele momento. A partir de então, foram 11 anos dedicados a medicina e a arte de operar.
Qual é o procedimento mais procurado em seu consultório? Depende do gênero do paciente e da idade. Homem jovem: cirurgia do nariz, ginecomastia, orelhas abduzidas (abano). Homem maduro: pálpebras e bolsas de gordura, lipoaspiração da “papada”. Mulher jovem: implante mamário, lipoaspiração/lipolaser. Mulher pós gestação: lifting mama, lipo mais abdominoplastia. Mulher meia idade: lifting face, pálpebras, lifting mama, abdominoplastia.
É indicado fazer cirurgia plástica nessa época em que antecede o verão? Não tem problema se o paciente tiver o cuidado de não expor o local da incisão aos raios solares, os quais podem causar hipercromia na mesma (escurecimento). Também não é permitido a exposição ao sol enquanto se está com equimoses (manchas roxas) relacionadas ao procedimento cirúrgico. Caso as incisões fiquem escondidas por biquini, dentro do cabelo, atrás da orelha e com o uso de protetor solar, não tem problema nenhum em operar antes do verão.
Quais as principais contra-indicações para a realização de uma cirurgia plástica? São poucas as contra-indicações. Mesmo pacientes com doenças como o diabetes e a pressão alta podem operar se estiverem com tudo sob controle e medicados. O mais importante que eu faço é uma pesquisa minuciosa em busca de alterações no período pré-operatório.
Foi lançada na última semana pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a campanha “Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico”? Qual a importância desta campanha?
Para ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é necessário passar por rigorosos testes escritos a cada dois meses e milhares de horas operando sob supervisão durante três anos. Como membro ativo e atuante da SBCP, oriento e informo aos pacientes os riscos de fazer uma cirurgia plástica com um profissional sem formação legal ou específica, ou seja, não habilitado e amparado legalmente. A importância da campanha “Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico” é gigante para um paciente que está à procura de um cirurgião plástico. Quem vai querer operar com um profissional sem formação legal ou específica? Ninguém que esteja bem informado. Por isso a importância da campanha.
O que gosta de fazer nas horas livres? Ler (leitura atual: Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski), vou na academia, viajar, jantar com Mariana (noiva), conhecer novas pessoas, conversar.