Dinâmica e empreendedora, a coreófrafa e personal trainer Liliana Vieira, nunca desiste dos seus sonhos. Formada em Educação Física pela Univille, sabia desde muito nova o que queria para sua vida: ter a própria academia. Hoje proprietária da Companhia de Dança Liliana Vieira, sua trajetória foi marcada por muita persistência, confiança e profissionalismo. E depois de mais de 20 anos trabalhando na área da dança, traz em seu currículo diversos prêmios, inclusive o de pentacampeã do Festival de Dança de Joinville, na modalidade Danças Populares.
Como foi o início de sua carreira profissional? Sempre quis ser o que sou hoje. Comecei a dar aula de ginástica em 1991, na Academia Energia, quando ingressei na faculdade. Paralelo a academia, recebi um convite para dar aulas no Centro Comunitário Saguaçú. Foi lá onde tudo aconteceu e de onde veio a coragem de buscar um espaço, e realizar o sonho de abrir a minha própria academia: a Corpo Livre. Foram muitos momentos inesquecíveis durante todos estes anos. Hoje tenho um Studio de Personal e a Companhia de Dança Liliana Vieira.
E sempre trabalhando nessa área, percebe alguma mudança no hábito das pessoas? Percebo que o número de pessoas praticantes de atividades físicas é muito maior. As pessoas vêm buscando qualidade de vida, e com isso o número de academias e estúdios destinados a atividade física também cresceu. Desta forma, procuro sempre estar renovando, atualizando e buscando novas informações para atender as necessidades e objetivos dos meus clientes, no que se refere a aulas personalizadas.
E o que a dança significa pra você? Quanto à dança, ela é e sempre será uma paixão. Faço porque amo e minha missão é fazer as bailarinas se apaixonarem pelas ideias que tenho, apropriarem-se dos personagens e darem vida a eles, pois desta forma todas as vezes que subirem ao palco irão emocionar, contagiar e surpreender. A dança para mim é realizar sonhos.
E como é o seu trabalho como coreógrafa? Atualmente trabalho mais com os grupos direcionados a festivais. Encontrei-me na modalidade danças populares, me aprofundo na etnia que quero trabalhar, realizando pesquisas através de viagens, vivenciando aquela cultura, para depois transmitir para nossas bailarinas.
Algum sonho que queira realizar? Tenho dois por enquanto: promover um espetáculo de danças populares ao público joinvilense, com todas as minhas coreografias premiadas dos últimos anos. O outro é fazer um curso na Broadway.