Muito determinada e otimista a florianopolitana Julia Appel está desde os cinco anos de idade em Joinville. Com apenas 17 anos ingressou na Faculdade de Medicina na Univille e em seguida fez pós-graduação em Clínica Médica no Hospital Municipal São José. Depois disso fez mais dois anos de residência em Endocrinologia e Metabologia no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, e ainda uma subespecialização em neuroendocrinologia nos Estados Unidos, na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Agora está há cerca de um ano atuando como endocrinologista na Endoville, em sociedade com Dr. Luíz Antonio de Araújo, e também num ambulatório da especialidade na Secretaria Municipal da Saúde.
Quando descobriu sua aptidão para a endocrinologia?Confesso que quando entrei na faculdade de medicina imaginava que seria ginecologista, mas logo no segundo ano, durante as aulas de fisiologia me encantei com o mundo dos hormônios. Achava fascinante o poder que estas substâncias desempenhavam em todo o organismo, orquestrando nosso funcionamento e metabolismo. A partir dali, estava decidida que seria endocrinologista!
Qual é a maior procura dos pacientes hoje? A endocrinologia é uma especialidade relativamente jovem, com ampla área de atuação. Nós tratamos diversas glândulas e hormônios alterados, como por exemplo o diabetes melitus, doenças da tireóide, obesidade, dislipidemia, osteoporose, alterações da hipófise, dos testículos e ovários. Mas certamente devido a elevada prevalência, os principais motivos de consulta endocrinológica são referentes a obesidade, diabetes e tireoidopatias.
Quais os maiores cuidados que devemos ter para manter o nível ideal do colesterol? A elevação do colesterol é em parte determinada geneticamente e em parte por nosso estilo de vida. Para manter os níveis de colesterol na faixa normal orientamos evitar o consumo de alimentos ricos em gordura animal, como por exemplo a gordura da carne vermelha, a pele do frango, o leite integral, linguiça, salsicha, bacon, salame, queijos amarelos, manteiga e frituras em geral. Além disso, reforçamos a importância da atividade física regular e manutenção de um peso saudável.
Alguma novidade na sua área? A medicina como um todo tem evoluído e felizmente têm surgido novos métodos de tratamento e prevenções das várias doenças endocrinológicas. Mas posso dizer que na área de diabetes a tecnologia tem propiciado novas formas de tratamento como as bombas de insulina e os métodos de checagem continua da glicemia capilar em tempo real. Na área de osteoporose também temos disponível novas medicações de uso semestral ou anual que garantem maior comodidade e aderência aos pacientes.
O que gosta de fazer nas horas livres? Gosto de estar com meu marido, amigas e família! Gosto de ver filmes, viajar, ir para a praia e praticar wakeboarding.