Entrevista SALA VIP com Fabiano dos Santos Simão

O joinvilense Fabiano dos Santos Simão é técnico em design de interiores e atualmente está cursando o 4º ano de Bacharel em Design de Produto. Quando ainda cursava o 2º grau já sabia que iria trabalhar nessa área, pois além de muito criativo, adorava fazer brinquedos diferentes. E como persistência é uma de suas principais características, levou seu desejo a sério e em 2007 começou numa marcenaria fabril. E agora em outubro estará participando do evento Gampi, promovido pelo departamento de Design da Univille.
Do que se trata esse evento, o Gampi? O Gampi é um evento de design realizado pela Univille e que esse ano quer expandir suas fronteiras. Por isso foi criado um circuito com ações paralelas ao evento, no qual estarei participando com duas exposições de objetos. Uma delas será na loja do Gampi no Garten Shopping, onde estarão os objetos que possuem um foco mais comercial, mais todos com conceituação agregada buscando o design como prática de desenvolvimento de produto. A outra será na vitrine da M² Arquitetura, onde as peças são de cunho mais conceitual.
O que faz o designer de produtos? O design, diferente de outras profissões, é multidisciplinar, não se resume em apenas projetar. Na parte de desenvolvimento de produtos o design vai desde a coleta de informações onde o designer tenta compreender a sociedade ou público definido, identifica suas necessidades, converte-as em um conceito, até a parte prática do design. Praticamente o que eu faço é isso, a gestão dessa quantidade de informações, desde a conceituação até a produção de novos produtos.

Há quanto tempo trabalha como designer de produtos? Apartir de 2009 iniciei meu trabalho com projetos de ambientes, arquitetura, construção civil, produtos e mobiliários, passando por escritórios de design, empresas de médio porte e multinacionais.

Por que escolheu trabalhar como Designer de Produto? Acredito que a escolha foi natural, pois desde pequeno gostava de fazer coisas diferentes, brincadeiras e brinquedos que fossem fora do comum, do tradicional e quando conheci a profissão no 2º grau, pensei comigo: “é isso que quero fazer!”.

Algum sonho que queira realizar? Chegar ao final da vida e ver que consegui cumprir com minha missão. Simplesmente ser e fazer minha família feliz!

O que gosta de fazer nas suas horas livres?Ultimamente não tenho esse privilegio, mais gosto de jogar basquete, viajar, ver coisas novas conhecer lugares.
Picture of Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.