A curitibana Debora Ribeiro Mattos, morando em Joinville há cerca de 11 anos, chegou a começar a faculdade de Publicidade e Propaganda. Mas a paixão pela fotografia falou mais alto e acabou se formando em Artes Visuais pela Univille. Muito perfeccionista, simpática e comunicativa, seu amor pela fotografia vem desde a infância. E depois de fotografar famílias por um tempo hoje sua especialidade é clicar animais.
Quando descobriu sua paixão pela fotografia? E porque fotografa bichos? Desde pequena sou apaixonada por fotografia. Meu pai tinha uma Sony Mavica com disquete, uma das primeiras máquinas digitais… Eu achava um máximo e fazia fotos com minhas amigas. Mas foi no primeiro ano de Publicidade e Propaganda (não terminei este curso) que tive contato com a fotografia profissional. Amo bichos. Acho que puxei o meu pai nesse aspecto. Ele me ensinou o valor de um animal e o quão feliz eles podem nos fazer. E foi exatamente isso que me motivou a ser uma fotógrafa de animais… Retratar esse amor incondicional que eles sentem por nós. Eles são espontâneos e verdadeiros, as fotos são muito sinceras e transbordam sentimentos.
Como foi o início de sua carreira profissional até os dias de hoje? Meu primeiro trabalho como fotógrafa profissional foi em um jornal da cidade. A experiência foi incrível. Neste ano, eu e duas amigas criamos a Relicário Fotografia, fotos direcionadas para família e pet. Mas depois descobri que fotografar animais era o que eu queria fazer para o resto da vida, então resolvi me especializar nisso. Comecei a trabalhar sozinha e elas continuam arrasando com as fotos de família.
Já fez ou participou de alguma exposição? Todas as exposições que participei foram acadêmicas. As mais recentes foram sobre Patrimônio Cultural, pelo curso de Artes Visuais, e a exposição de conclusão do curso de Fotografia do Centro Europeu. O tema era Low Key e High Key e abordei o abandono de animais.
Qual seu maior sonho? É mostrar por meio do meu trabalho o valor que os animais têm nas nossas vidas. Eles só nos trazem coisas boas e deixam a nossa vida muito mais feliz.
O que gosta de fazer nas horas livres? Gosto de ficar com a minha família: filho, marido, cachorros e amigos. Também amo ler.
Qual sua filosofia de vida? Seja positivo e feliz. Faça o bem que o bem retornará à você.