El Clandestino, galeria de arte virtual e itinerante, apresenta exposição coletiva

Atuando como ponto de conexão entre artistas e público desde 2013, em Joinville, a El Clandestino galeria de arte apresenta sua primeira exposição coletiva: Ocupação Clandestina. A galeria, que desde 2017 não possui mais espaço expositivo fixo e atua de forma virtual e itinerante, propõe mais do que uma mostra de arte, mas, sim, um convite a um circuito por diversos pontos de Joinville, estimulando o expectador a experimentar novos lugares para a arte. De 13 a 29 de março, o público é convidado a percorrer esses locais para conhecer obras de 11 artistas, e refletir sobre qual é o espaço para a arte.

Confira abaixo alguns dos artistas participantes e a programação completa:

celainerefosco
Celaine Refosco
FabioDudas_03
Fabio Dudas
tropicalistas
Tropicalistas

Confira a programação completa: 

ESPAÇO 1 – LARDIC ATELIÊ        Rua Lages, 434

Visitação gratuita – segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado das 9h às 13h


Expositores:

LENA MUNIZ
Para a Ocupação Clandestina, Lena desenvolveu obras inéditas que surgem da observação dos objetos cotidianos que habitam seu ateliê: a esponja usada na cerâmica e alfinetes usados para suas práticas com costuras.

LOE BÖHR

O artista, que usa o bordado como processo para explorar temas como gênero, corpo e sexualidade, vai apresentar bordados em linho da série Pornocuir – Erótico.

ESPAÇO 2 | SOU.FA DESIGN  Rua Lages, 660 – sala 7

Visitação gratuita – segunda a sexta, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30; e sábado, das 9h às 13h


Expositores:

CELAINE REFOSCO

A artista plástica apresenta Andanças, uma série intimista de desenhos feitos com lápis de cor sobre papéis grandes e coloridos, às vezes misturados à aquarela e nanquim.

ROGÉRIO NEGRÃO

O designer e artista visual desenvolveu uma série com seis obras inéditas para a exposição, decorrentes de Máquinas de Abismo. Trata-se de um trabalho criado por Rogério em torno da construção de máquinas imaginárias, a partir de desenhos e patentes do início da Revolução Industrial e tem o objetivo de provocar reflexão sobre o sentido dos objetos.

ESPAÇO 3 | DOCE BEIJO CHOCOLATARIA  Rua Aquidaban, 330

Visitação gratuita – segunda a sábado, das 9h às 19h

Expositores

LEILA ALBERTI E GIOVANA CASAGRANDE

As artistas desenvolveram um trabalho híbrido, que mescla porcelana com crochê e bordado, com a intenção de estimular a sensibilidade para o fazer manual. Para a exposição Ocupação Clandestina, Leila e Giovana apresentam objetos-arte confeccionados em porcelana e bordados.

FABIO DUDAS

Em suas telas e gravuras, o artista mescla o universo onírico à inocência. Em Ocupação Clandestina, serão apresentadas xilogravuras numeradas desenvolvidas em diversos momentos de seu estudo e pesquisa.

ESPAÇO 4 | PURA VIDA MERCEARIA ORGÂNICA  Rua Ministro Calógeras, 1514

Visitação gratuita – segunda a sexta, das 8h30 às 19h, e sábado, das 9h às 13h

Expositores

MARC ENGLER

Marc apresenta obras da série CONSUMOQUE VOL. II, composta por fotografias e objetos. Nos trabalhos, o artista usa o lixo como metáfora para a ruína da cultura e da identidade baseadas no consumo.

MARCOS RÜCK

O arquiteto desenvolveu uma série de objetos resgatando antigos desenhos expostos em 1989 em sua mostra individual Alchimia. As obras, que representam os quatro elementos – Terra, Água, Fogo e Ar -, antes construídos em papel vegetal, agora tomam forma em objetos luminosos em alumínio, metacrilato, lâmpada LED e fotocopia sobre acetato, numa proposta contemporânea.

ESPAÇO 5 | DON E DONNA por Alexandre Simas  Rua Plácido Gomes, 308

Visitação gratuita – terça à sábado | 9h às 18h

Expositores

CLARICE BORIAN

Em 2014, durante a crise hídrica, a artesã paulista resolveu bordar nas folhas caídas das árvores a palavra gratidão e pendurá-las de volta nos galhos com a ajuda de arame. Foi então que, sem pretensão, seu trabalho começou a ficar conhecido. Em Ocupação Clandestina, serão apresentadas algumas de suas folhas bordadas.

O TROPICALISTA

Os artistas Marcelo Fialho e Marco D. Julio, que trabalham juntos há mais de uma década, criaram uma obra inédita para a exposição: Maleável II. Trata-se de uma escultura em seda pura e linho com estampa exclusiva desenhada por eles e impressa digitalmente sobre tecido. Também serão comercializados porcelanas e panos de amarração com estampas feitas a partir da observação de seus percursos pela natureza e do meio onde vivem.

Foto de Alessandra Lobo

Alessandra Lobo

Alessandra Vieira Lobo possui larga experiência no colunismo social por ter trabalhado ao lado do pai, o colunista, João Carlos Vieira (in memoriam), de 2001 a 2007, no Jornal A Notícia. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia,  de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News, é colunista na Revista DUO,  e Digital Influencer no Instagram @alelobo

Deixe seu comentário

Sobre a Ale Lobo

Alessandra Vieira Lobo é colunista na Revista DUO e Digital Influencer. Assinou diariamente a Coluna Persona, no Jornal Notícias do Dia, de julho de 2009 até dezembro de 2016, foi apresentadora do Programa Espaço News Norte, na Record News.

Posts Recentes

Envie sua mensagem

ou envie um email para

Cadastro realizado com sucesso.

Enviaremos as novas publicações em seu email.

Mensagem enviada com sucesso.

Retornaremos o mais breve possível.