Bailarinos que já foram destaque no Festival de Dança de Joinville representaram o Brasil no Prix de Lausanne, na Suíça
Três bailarinos que já brilharam nos palcos do Festival de Dança de Joinville representaram o Brasil no Prix de Lausanne 2022, realizado entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro, na Suíça. Luciana Sagioro, Melhor Bailarina do Festival Meia Ponta de 2017; Alice Pinheiro, 1º Lugar Variação Feminina Júnior 2019; e Miguel Oliveira, 1ºs Lugares Balé Clássico de Repertório e Balé Neoclássico Conjunto Júnior 2019, disputaram premiações e bolsas de estudos na competição internacional de balé e dança contemporânea, que ocorre desde 1973.
Dentre os 81 candidatos, Luciana foi quem conquistou o título de “Favorita da Audiência na Web” e a terceira colocação do Prix. A jovem bailarina, de 15 anos, estuda desde os 10 anos na escola Petite Danse, no Rio de Janeiro. Miguel Oliveira, do Teatro Escola Basileu França, recebeu o prêmio de “Melhor Talento Jovem”, bolsas de estudo e uma vaga na Scholl Ballet – John Neumeier, em Hamburgo, na Alemanha.

“Luciana, Miguel e Alice são uma prova da potência do trabalho árduo para a realização de um sonho que surgiu na infância: levar a dança como profissão”, avalia Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville.

O Instituto
O Instituto Festival de Dança de Joinville é uma organização social com conselho administrativo e fiscal. Conta com representantes do poder público, representantes da comunidade e de entidades representativas da sociedade civil organizada, como Associação Empresarial de Joinville (Acij), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Conselho Municipal de Cultura, além da diretoria responsável pela execução do Festival.