A cantora, compositora e pesquisadora Ana Paula da Silva, em contrapartida ao projeto “Alma na Voz e Mãos no Tambor”, faz apresentações musicais em escolas da rede municipal de ensino de Joinville, localizadas nos bairros Pirabeiraba (Emílio Paulo Roberto Hardt) e Morro do Meio (Escola Municipal Doutor Rúben Roberto Schmidlin), além de uma apresentação especial na abertura da 3ª Mostra de Arte, que ocorre nesta terça, dia 5, às 19h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).
O projeto, baseado em seu livro lançado em 2022, busca valorizar a cultura popular da Baía da Babitonga, trazendo para o ambiente escolar manifestações tradicionais como o Catumbi de Itapocu, a Dança do Vilão, o Terno de Reis e os Corais Indígenas Guarani Mbya. As apresentações são uma extensão das oficinas realizadas por Ana Paula e o percussionista Jean Ferreira, para professores da rede municipal, e visam enriquecer o repertório cultural e educativo das escolas. Vale destacar que as escolas receberão o livro “Alma na Voz e Mãos no Tambor”, responsável pelo desdobramento de todo esse conteúdo trabalhado nas oficinas.
“A proposta é que os professores possam dar continuidade ao trabalho de pesquisa e memória das manifestações populares”, completa Ana.
Ana Paula da Silva, é mestra em Música pela UDESC, é a principal facilitadora das oficinas. Como educadora e uma recente pesquisadora, vem a cada ano desenvolvendo um currículo mais experiente no que diz respeito a vivenciar e pesquisar o segmento musical, seja formalmente ou empiricamente. Em 2024, completou 28 anos de carreira como compositora, intérprete, instrumentista, diretora musical e produtora de projetos de formação, artísticos e culturais. Ao seu lado, Jean Ferreira, bacharel em Música Popular e pós-graduando em Musicoterapia, contribuirá com metodologias voltadas para a educação musical inclusiva.
Esse projeto recebeu recursos por meio da Lei de Incentivo Municipal (Simdec).
Contato para Imprensa
Tai Rodrigues Comunicação Viva
(47) 988643373 | tai@tairodrigues.com